sáb, 25 de outubro de 2025

Licitação do estacionamento rotativo deve sair antes do fim do ano

O edital do estacionamento ainda está sendo readequado para ser publicado. Em outubro, o Tribunal de Contas do Estado havia suspendido a licitação para a contratação de uma empresa para prestar o serviço porque o edital estaria restringindo o certame.

A partir de denúncia encaminhada ao TCE-RS, o relator do processo, conselheiro Alexandre Postal, considerou que as exigências de qualificação técnica do edital configuram restrição do caráter competitório; que há irregularidades no orçamento de referência e na exigência de atestado de capacidade técnica que possui requisitos não relacionados ao objeto licitado; que não há detalhamento a respeito do aplicativo de smartphone para compra do cartão rotativo nem estudo sobre a obrigatoriedade de utilização do Estacionamento Rotativo por veículos de carga com capacidade máxima de duas toneladas; entre outros.

Segundo o secretário de Trânsito, antes de publicar a nova licitação, o Executivo pretende fazer uma reunião com os técnicos do TCE, para que as ações sejam alinhadas. Ricardo Dutra garantiu que a publicação sai antes do fim do ano.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios