qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Trovador santanense é destaque em projeto cultural

O trovador Nilton Paulo Maciel Vaqueiro é uma das atrações da Mostra Gema de Música Regional! Ele faz a abertura do festival no sábado, 15 de dezembro, às 18h: Divulgação

Nos dias 15 e 16 de dezembro, o Vila Flores – espaço cultural colaborativo, em Porto Alegre/RS – será palco de um festival que contempla a diversidade da música dos diferentes povos que habitam o Rio Grande do Sul.

A MOSTRA GEMA apresenta dez espetáculos em que a tradição e a inovação se misturam, apresentando a riqueza da música regional e popular gaúcha. A ENTRADA É FRANCA!

Em shows especiais criados especialmente para este evento, a programação contempla alguns protagonistas da websérie da primeira temporada do Projeto Gema – como o guitarrista Bonitinho (Juliano Trindade), a Bandinha Típica Alemã Goela Seca e Nilton Vaqueiro (Nilton Paulo Maciel Vaqueiro), trovador do Quilombo do Ibicuí da Armada – além de outros importantes nomes da cultura popular e tradicional, como a atriz, musicista e compositora Pâmela Amaro; Rafa 16 (Rafa Rodrigues II) e a banda Caco Velho Ensemble, que homenageia o importante sambista Caco Velho; a Tribo Carnavalesca Os Comanches; o Batidão DOS Garotos, formado por índios mbya-guaranis; o jovem alabê Diih Neques – Percussão e o grupo Quilombolas de Arroio do Meio. O festival se encerra com o Baile Regional Contemporâneo do guitarrista Joao Pedro Cé e a Banda Quadril.

Regional de Ibicuí da Armada, que anima os bailes da comunidade, misturando instrumentos tradicionais da música nativista – como a gaita-ponto – com outros típicos das culturas africanas, indígenas e latinas – como a maraca, o pandeiro, o axé e o surdo: Divulgação

Trovador Nilton Paulo Maciel Vaqueiro do Regional de Ibicuí da Armada

O trovador Nilton Paulo Maciel Vaqueiro é uma das atrações da Mostra Gema de Música Regional! Ele faz a abertura do festival no sábado, 15 de dezembro, às 18h.

Locutor de rodeios e engajado nas causas sociais, Nilton Vaqueiro é membro importante da comunidade quilombola de Ibicuí da Armada, em Santana do Livramento. Lá, ajudou a criar um movimento de resistência musical: o Regional de Ibicuí da Armada, que anima os bailes da comunidade, misturando instrumentos tradicionais da música nativista – como a gaita-ponto – com outros típicos das culturas africanas, indígenas e latinas – como a maraca, o pandeiro, o axé e o surdo.

Nilton Vaqueiro é também personagem do episódio 4 da primeira temporada do Projeto Gema. Assista:

Gema é um projeto que visa apresentar a diversidade musical do Rio Grande do Sul. Em cada capítulo o espectador é convidado a visitar uma personagem/comunidade e conhecer parte do seu universo sonoro. Gravado durante o ano de 2016, percorreu o território sul-rio-grandense, realizando vivências e interações com diferentes músicos, mestres, grupos e comunidades tradicionais.

Selecionado pelo edital Natura Musical Rio Grande do Sul, Gema compreende a pesquisa e posterior levantamento de algumas dessas características de nossa música, tendo como resultado 10 mini-documentários, registros fotográficos, textos, entrevistas e podcasts, divulgados em website, além de uma revista a ser publicada ao final de sua realização.

Postado por Matias Moura

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação