qua, 2 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Fronteira é presenteada com obra cinematográfica sobre Eduardo Galeano

O falecido escritor Eduardo Galeano é tema princpal de uma produção cinematográfica que integra o Festival Internacional de Cinema e que terá exibição na noite desta terça(27) na Fronteira da Paz. O escritor (falecido em 2015) é tema do documentário Eduardo Galeano Vagamundo, no qual o diretor Felipe Nepomuceno intercala trechos de uma entrevista com leituras de seus textos feitas por personalidades como: Ricardo Darín, Paulo José, Mia Couto – e cenas poéticas da natureza.

“O filme pretende oferecer uma releitura do universo do autor, sem adentrar a vida pessoal de Galeano ou as passagens de sua vida. O espectador conhecerá principalmente a sensibilidade ímpar do uruguaio para falar sobre a beleza do cotidiano”*.

O Diretor falou com a reportagem de A Plateia e RCC FM durante o Programa Conversa de Fim de Tarde e abordou este aspecto do filme e outras produções. Felipe quis passar o carinho que teve com o escritor e traz uma bela produção para a Fronteira da Paz.

Felipe tem apenas 43 anos de idade, mas já provou seu talento e amor pela cultura e arte. O Documentário será exibido hoje (27) em Rivera na Casa de Cultuira, às 22h BR (21h UY) na Rua Ituzaingó 483. Entrada franca.

Confira mais sobre o Diretor:

FELIPE NEPOMUCENO nasceu em São Paulo, 1975. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na New York School of Visual Arts e no Festival de Inverno da UFMG.

Foi aluno de  Andrew Moore, Jorge Furtado, Jose Ramon Bas e Robert Mckee. Escreveu nas revistas CEP 20.000, Cult, Inimigo Rumor, Modo de Usar & Co. e Trip, no projeto As Escolhas Afectivas e na coluna Risco do Caderno Prosa & Verso (O Globo).

Publicou “O Marciano” (1997), “Calamares” (1999), “Fotonovelas” (2001), “O Aquário” (2002), “Blume”e “O velho em chamas” (2014), além da coletânea “Mapoteca” (2009). Participou das antologias “Esses poetas – Uma Antologia dos Anos 90” (1999), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda, e “A Poesia Andando – 13 Poetas no Brasil”, organizada por Marília Garcia (2008).

Entre 1997 e 2007 foi sócio da Raça Filmes – em parceria com Pedro Asbeg, produzindo e dirigindo mais de 30 filmes de Curta-metragem, exibidos e premiados em diversos festivais de cinema no Brasil e exterior.

Entre 2009 e 2011 foi sócio da Urca Filmes, dirigindo para televisão séries como “Pet.Doc” (GNT) e “Globo Ciência”. Foi jurado do Cinesul – Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo (2005) e da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2010).

Dirigiu os DVDs “João Donato e Bud Shank – Ao Vivo no Rio de Janeiro” (2006), “Leo Gandelman – Sabe Você” (2008) e “Ney Matogrosso – Beijo Bandido Ao Vivo” (2010) – em parceria com Renato Martins, “Marcos Nimrichter – Querência” (2012), “Orlando Morais e Riviere Noire – Na beira do Lago Norte” (2013), “Ney Matogrosso – Atento aos Sinais Vivo ” (2014) e as séries musicais “Estúdio 66” e “Contradança” (Canal Brasil).

Em 2013 fundou com Tereza Alvarez a Nepomuceno Filmes. Realizou o curta-metragem “A incrível volta ao mundo do tricolor suburbano” – em parceria com Pedro von Krüger, premiado como Melhor Direção no Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo.

Em 2014 apresentou no Festival do Rio o curta-metragem “Caetana”, exibido também no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba) e no 20º É Tudo Verdade.

Em 2018 estreou o longa-metragem “Eduardo Galeano Vagamundo” no  28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e que agora integra o 10° Festival Internacional de Cinema.

Atualmente dirige as séries “Sangue Latino”, “A Arte do Encontro” e “Janelas Abertas” (Canal Brasil) – em parceria com Pablo Giorgelli, finaliza “Isso Não é Aqui”, seu primeiro longa-metragem de ficção. É aluno do curso de Graduação em Direção Teatral na UNIRIO*.

 

*(Fonte Adoro Cinema e site do autor http://www.felipenepomuceno.com)

Felipe Nepomuceno em entrevista na RCC FM – FOTO ELIS REGINA CARTAXO
Jovem é diretor do Documentário Eduardo Galeano Vagamundo – FOTO ELIS REGINA CARTAXO

Clique aqui e confira o Trailer: 

Kátya Dessesards assina a Coluna fonteESG no Brasil Inovador

Estou muito empolgada em iniciar essa nova jornada como Colunista neste momento de expansão da Rede BRASIL INOVADOR, que se renova, ressignifica e expande seus horizontes para ser além de uma mídia de conteúdo com relevância no agronegócio; mas um PARCEIRO que conecta o mercado geração de informação e negócios de qualidade. E sendo assim, esta coluna nasce com o propósito de abordar

Balance con “broche de oro” para el “Hermanando Patrias 2025” en Rivera

Culminada la edición 23ª de “Hermanando Patrias” en la ciudad de Rivera, los organizadores responsables de dicho evento cultural, Profesores Jorge López Arezo y Cecilia Da Rosa Gatto, manifestaron su regocijo de haber logrado una gran fiesta entre todos los participantes. Aportando un evento de trascendencia, con aporte cultural y también turístico en la frontera. Con referencia al evento, indicaron