ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Japonês Fernandez, a consagração sobre duas rodas

Ele começou em 1989 e em 2019 completa 30 anos de ciclismo. Sobre duas rodas ele rodou o continente, conquistou títulos e se tornou uma referência para o esporte. Mas ainda hoje Elisandro Fernandez, o Japonês, consegue fazer do amor pela bike um dos seus maiores propósitos para continuar vencer. Na Copa União ele conseguiu o feito de vencer em seis das sete etapa da principal competição na categoria master A, sendo campeão geral da etapa, conquistando assim seu terceiro título na competição. Conquistas, aliás são o que não faltam nestes 29 anos de dedicação ao ciclismo, pois Japonês é campeão uruguaio de Mountain Bike, vice campeão gaúcho, tricampeão, foi ,medalhista de ouro, classificando para o Pan Americano na Guatemala, o qual não participou por falta de apoio e mais de dois mil troféus conquistados na carreira.
A Platéia: Qual a analise faz da temporada ?
Japonês: Um temporada muito competitiva, com excelente nível técnico, o que exigiu o máximo de todos os competidores
A Platéia: Qual foi a etapa da Copa União mais complicada ?
Japonês: Foi a de Dom Pedrito, porque foram três campeonatos juntos, a Copa União, Fronteira e o Gaúcho, com mais de 200 ciclistas participantes.
A Platéia : Qual segredo para manter-se competindo em alto nível ?
Japonês: Não tem segredo. Sou disciplinado. Eu treino regularmente e cumpro a risca os treinamentos que meu treinador passa. Estou a dois anos trabalhando com Tito Miraglia de Artigas
A Platéia: Existe o reconhecimento pelo esta tua representação no esporte?
Japonês: Eu tenho algumas pessoas que me ajudam, a Biciclo Rivera, Bicicleteria Silva e Clube Montevidéu.
Quais são suas principais conquistas e qual sua próxima prova ?
Japonês: Minha primeira corrida foi na década de 90, e a partir daí, com a ajuda de amigos e parentes fui me dedicando cada dia mais ao ciclismo que se tornou e meu esporte favorito.Os principais títulos foram 2011, 2014 e 2017 consagrando-me campeão do Campeonato Fronteirão de MTB, no ano 2014 campeão Uruguaio XCM, 2016, 2017 e recentemente 2018 campeão da Copa União de MTB.
Agora, disputarei no próximo domingo na cidade de Federación, Argentina, a última etapa do Fronteirão de MTB 2018, aonde terei que lutar até a linha de chegada pelo título.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.