qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santanense lança livro em noite de autógrafos

Com o tema ‘Subsistemas Fronteiriços do Brasil: Mercados ilegais e Violência’, a escritora e pesquisadora Letícia Nuñes Almeida lança seu segundo Livro na Fronteira da Paz. Letícia é Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP, possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2007) e Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL (2001). Atualmente é pesquisadora de Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, é coordenadora de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras – Lepif e docente convidada do Instituto Universitario Sudamericano -IUSUR.

Foi professora substituta da Universidade Federal do Pampa- Unipampa nos cursos de Relações Internacionais, Direito, Economia, Administração e Gestão Pública. Como gestora pública e pesquisadora, desenvolveu atividades na Prefeitura de Porto Alegre, RS e de Nova Iguaçú, RJ, no Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública de São Paulo e no Departamento de Sociologia da Universidad de la República del Uruguay, em Montevidéu. É integrante da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e atua no projeto Fronteras Globales da FLACSO – Quito e no Instituto VORTEX – Integrative Science Improving Societies. Tem experiência em pesquisas relacionadas à temática das Fronteiras Internacionais, das Políticas Públicas, dos Direitos Humanos, dos Mercados Ilegais, do Sistema Penitenciário, da Participação Popular e da Segurança Pública.

Este é o segundo Liro da pesquisadora. A noite de lançamento acontece no Espaço BRAGUAY na Rua dos Andradas 582,  às 20h.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con