qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Federação das Santas Casas cobram repasses do Governo do Estado

Foto: Marcelo Pinto/AP

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), o encontro do presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, André Emílio Lagemann, presidente do Sindiberf, Ricardo Englert e do superintendente das entidades, Jairo Tessari, com o Secretario Estadual da Saúde, Francisco Paz.

Segundo as informações passadas pela Federação, as dívidas do Estado com os Hospitais Filantrópicos estão constituídas agora pelos programas efetivados nos meses de agosto e setembro, totalizando R$ 140 milhões

Segundo o Secretário Paz, na próxima terça (27), haverá uma reunião de Governo, onde será estabelecido um calendário de pagamento para os programas do mês de agosto. Os representantes das nossas entidades exigiram que a efetivação desse pagamento seja feita em 28 de novembro, para ajudar no fluxo de caixa dos hospitais em gestão plena municipal, já que os valores passam antes pelos respectivos fundos de saúde.

Na oportunidade a Federação reiterou que as entidades têm necessidade de que os pagamentos dos programas dos meses de setembro (em aberto), outubro (vencendo dia 30/11) e novembro, sejam feitos no mês de dezembro.

Na próxima semana, Federação e Sindiberf, participam de encontro com o líder do governo na Assembleia para expor a difícil situação dos hospitais filantrópicos gaúchos e solicitando apoio para que os pagamentos sejam regularizados.

Sobre a possibilidade de uma nova edição do FUNAFIR com taxa subsidiada; a mesma está condicionada a um parecer da PGE. Manteremos os hospitais informados sobre a efetivação deste empréstimo.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con