seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Thiago Berto abre II Edição de Projeto Base

Para seu encontro inaugural, o “Projeto Base: formas transformadoras de educar”

receberá Thiago Berto, nesta quinta-feira (8). Protagonista de uma história inspiradora, Berto vem contar sobre sua experiência de voluntariado em países como Butão e Peru, reflexões e aprendizados tendo como cenário o Caminho de Santiago de Compostela, a travessia pelo Vietnã de moto e sua viagem pelas Américas – do Alasca ao Uruguai – visitando projetos de educação. Uma jornada que resultou na criação da Cidade Escola Ayni – Educação e Sustentabilidade no Brasil.

A palestra é gratuita e ocorre a partir das 18h30 min, na Estação Cultura (antiga estação de trem de Livramento).
Formas Transformadoras de Educar
A II Edição do Projeto Base, denominada Formas Transformadoras de Educar, foi criada por um grupo de mulheres que atuam na educação, na psicologia, na comunicação e possuem inquietações semelhantes. Elas encontraram no financiamento coletivo, da Plataforma Benfeitoria, uma forma de viabilizar a palestra de Thiago Berto. O apoio de mais de 100 pessoas permitiu cobrir os custos do evento, e ainda destinar um percentual para auxiliar no próximo encontro. O objetivo da II Edição, a ser inaugurada por Thiago Berto, é trazer para a Fronteira BR/UY especialistas em diferentes pedagogias ao longo do próximo ano. “Acreditamos que a primeira palestra será um momento ímpar de aprendizado, autoconhecimento e reflexão sobre o sentido da vida”, resume a jornalista e integrante do Projeto Base, Amanda Ziani.
Agende-se
Palestra Thiago Berto
Dia: 8/11
Hora: 18h30
Onde: Estação Ferroviária de Livramento, hoje conhecida como Estação Cultura.
Entrada gratuita
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do