sex, 12 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 06 e 07.07.24
Aplateia Digital | 06 e 07.07.24

Última Edição

Posto de Saúde da Tabatinga realiza ação de prevenção contra o câncer de mama e de próstata

A Estratégia de Saúde da Família da Tabatinga realiza no próximo sábado (10) uma atividade em alusão ao Outubro Rosa e o Novembro Azul. A ideia é a prevenção do câncer de mama e de próstata. Durante o evento, que será das 15h às 19h, o médico estará solicitando exames, técnicas de enfermagem farão a verificação de pressão arterial e glicose, além dos testes rápidos   que darão o resultado em 15 minutos. A programação conta com apresentação da banda do exército e de cantores da região.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Estratégia e Saúde da Família da Tabatinga, Catiane Pacheco, a campanha Outubro Rosa ajudou muitas mulheres e suas famílias na prevenção contra o câncer de mama. Com isso, o posto médico intensificou a campanha Novembro Azul.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% da população masculina. Dados do governo apontam que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil. As informações são baseadas no Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para garantir a cura do câncer é fundamental o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.

Foto: Marcelo Pinto/AP.

“No evento, vamos atender homens e mulheres a partir dos 40 anos. Os homens farão o exame de PSA para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal. Nós queremos salientar da importância do comparecimento desse público alvo tanto para mulheres quanto para homens, em especial, para os homens que menos procuram uma unidade de saúde”, destaca Catiane Pacheco Ramos, enfermeira e coordenadora da Estratégia e Saúde da Família da Tabatinga.

Os colaboradores da ESF Tabatinga convidam a comunidade em geral para comparecer no sábado com o intuito de prevenir o câncer já que segundo o IBGE, essa doença é a segunda maior causa de mortes no Brasil – sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão).

Texto: Lauren Trindade/ [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições para Projeto Incentivo encerram dia 20

Projeto Incentivo de Unick Music Brasil está cadastrando cantoras de Sant’Ana do Livramento e cidades vizinhas. A iniciativa pretende selecionar cantoras de qualquer idade e de gêneros populares como sertanejo, forró e MPB acústica.