ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Casal aposta em reciclagem para melhorar a renda familiar e acaba descobrindo uma paixão

Conheça o projeto “ Recicler “ desenvolvido pelo casal Anderson e Marcia que desde janeiro vem transformando a realidade do bairro Armour

Um tema bastante discutido nos dias atuais é a questão da conservação do meio ambiente e as iniciativas de sustentabilidade. Mais do que nunca é preciso falar sobre essa temática, mas apenas falar não resolve o problema, é preciso agir. Pois é justamente o que estão fazendo o Casal Anderson e Márcia Vargas que são moradores da Rua Dário Farias na Bela Vista, bairro Armour.
Um trabalho familiar que visa auxiliar a população no descarte correto dos resíduos e coleta de materiais como ferro, plástico, madeiras entre outros. A ideia de trabalhar com reciclagem veio da própria família.” O meu pai já trabalha com isso, mas ele sempre fazia as coletas sozinhos então a gente resolveu agregar esse trabalho no restante da família e aperfeiçoar. Fizemos um perfil no facebook e começamos a divulgar o trabalho e no dia 1º de janeiro deste ano nós saímos para fazer a primeira coleta e deu certo. A partir daí vimos que realmente a gente podia realizar este tipo de trabalho” conta Marcia.
Três vezes na semana o casal percorre as ruas do bairro conversando com os moradores e recolhendo tanto o material de casa em casa, quanto em terrenos baldios e praças, em um trabalho totalmente voluntário. São recolhidos no final de cada dia cerca de 150kg a 200kg de material” Nunca passou pela nossa cabeça trabalhar assim com reciclagem diretamente e tem sido uma surpresa bem agradável para a gente. Nós trabalhamos com dois carrinhos que a gente conduz. Um deles foi doado pela comunidade e por quem trabalha nos ajudando. Trabalhamos basicamente com dois tipos de lixo, seco e solido. Recolhemos como garrafa pet, produtos de limpeza, sacolas plásticas de todos os tipos, o náilon branco, papelão, alumínio e agora a pouco tempo trabalhando também com o recolhimento de ferro e latas que são produtos que as pessoas tem no seu pátio e não conseguem descartar” comenta Anderson.
Todo o material é separado em casa mesmo e posteriormente uma empresa da cidade faz recolhimento dos resíduos. Para o casal o que era apenas um simples trabalho e uma forma de complementar a renda da família se tornou um projeto de vida.” Nós iniciamos mesmo pela falta de emprego em nossa cidade, mas agora este trabalho já se tornou nossa meta. Meu sonhos é ver o filho poder correr livre pelo campos, com os pés na terra e preservar o lugar a onde a gente vive. Nós queremos também crescer com esse trabalho e gerar emprego para as pessoas , pois está difícil para todo mundo e a gente conseguindo expandir seria muito bom para todo mundo” encerrou Anderson Vargas.

Matias Moura – [email protected]

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.