qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Livramento receberá Caravana da Associação Médica do Rio Grande do Sul

Evento promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) também conta com apresentação musical

Doenças com dores abdominais agudas representam de 5 a 10% dos atendimentos de emergência e 18 a 42% de urgência. A mais comum, principalmente entre os jovens, é a apendicite, enquanto a colecistite e diverticulite se manifestam predominantemente em idosos. O tratamento, para todos estes casos é um só: cirurgia.

No entanto, não são somente estas patologias que chegam aos atendimentos de emergência dos hospitais. Complicações após cirurgias bariátricas também estão entre as demandas. Com o objetivo de aprofundar a questão, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), promove na sexta-feira (26/10), mais uma edição da sua Caravana, em Santana do Livramento.

– Além de expor sobre diagnósticos e tratamentos, também pretendo destacar os avanços que tivemos nesta área, principalmente o manejo destes casos com vídeo cirurgia, um recurso menos invasivo – conta o cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico, Gerson Junqueira, responsável por ministrar a palestra.

O médico também chama atenção para a prevalência de cirurgias bariátricas, colocando o Brasil no segundo lugar do ranking mundial desse tipo de procedimento.

– Só em 2017 foram feitas 105,6 mil cirurgias bariátricas no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Geralmente, os pacientes são operados em grandes centros, mas moram em cidades pequenas e, ao retornar para casa, podem ter problemas abdominais relacionados à cirurgia ou não, como a apendicite, que exige um manejo diferenciado. É importante o médico ter um conhecimento específico para saber o que pode acontecer com esses pacientes – complementa Junqueira.

Esta edição da Caravana AMRIGS conta, ainda, com a apresentação do Grupo Médicos & Música, composto por Arnaldo Costa Filho, Bernadete Medeiros Boff e Régis Nunes Coelho.

A palestra tem início às 19h30min, na Unimed Região da Fronteira (Avenida Vinte e Quatro de Maio, 1016). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3342 9800.

CRA do Senado aprova programa de crédito e seguro para agricultores familiares

  Medida prevê juros subsidiados, prazos estendidos e consultoria técnica para fortalecer a produção dos pequenos agricultores diante das mudanças climáticas Confira na AgênciaFPA: https://bit.ly/4k8mECQ A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (7), o relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) ao Projeto de Lei 3.684/2024, que cria o Programa Nacional de Cooperativas de

Qual será função de Campos Neto no Nubank e quando ex-BC assume cargo

O ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, irá assumir um novo cargo no Nubank como Vice-Chairman e Chefe Global de Políticas Públicas da instituição. Ele também integrará o Conselho de Administração da Nu Holdings como membro não independente. Na nova função, Campos Neto irá reportar diretamente ao CEO e fundador do Nubank, David Vélez, e liderar a agenda global de políticas públicas