qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Várias crianças acompanhadas dos professores compartilharam de um dia rural diferente da sala de aula.

Evento discutiu sobre a importância de preservar o campo nativo que é uma característica do Bioma Pampa

Dentre o cronograma da 80ª Expofeira de Santana do Livramento, uma das atividades que aconteceu na terça-feira (16) e quarta-feira (17), foi a Primeira Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural que foi realizada no Movimento Nativo Coxilha de Santana por uma parceria entre Intendência Departamental, Emater/RS, Associação de Engenheiros Agrônomos, Comissão Jovem do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e o Centro Agronômico de Rivera.
O evento reuniu produtores e técnicos envolvidos no tema importante que é: “Bioma Pampa – Caracterização e potencialidades”, pessoas do Uruguai, Rio Grande do Sul e Argentina discutiram sobre o tema, potencialidades, caracterização do Bioma, além de relatos de produtores rurais sobre o manejo do campo e experiências. No segundo dia, foi falado sobre as ameaças externas em função da agricultura e também sobre legislação ambiental não só no Brasil, como no Uruguai e na Argentina.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, Gaspar Acácio Oliveira Santana, da Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos, que fez parte da organização do evento, o município possui a maior área de campo nativo dentro desse bioma, e por esse motivo é necessário aproximar o conhecimento que é produzindo dentro das universidades para assim gerar um melhoramento da atividade de pecuária. “Essa discussão é importantíssima para a conservação do bioma. O que nós trouxemos para dentro do evento são as características de manejo, suas potencialidades e principalmente o conhecimento adquirido pelas diversas entidades que pesquisam o tema. Além de aproximar os produtores que falaram sobre o manejo e preservação do campo nativo” disse.
Alex Fabiano Gonçalves, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, destaca a importância da colaboração conjunta dos municípios de Livramento e Rivera estarem somando esforços para realizar esse evento que serviu para abordar estudos relacionados à conservação e à diversificação da matriz produtiva dentro do campo nativo.
“Para nós é muito importante a discussão desse tema para o município que ainda conserva uma grande área com este bioma que é exatamente importante para a sociedade em um todo, desde a preservação da biodiversidade, a questão do armazenamento de carbono, recursos hídricos, controle da temperatura ambiente e uma série de serviços ecossistêmicos que estão sendo perdidos pela evolução de algumas culturas anuais de forma indiscriminada, e isso é uma questão que precisa ser bastante discutida”, finaliza.

Lauren Trindade – [email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo