dom, 21 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Expofeira encerra primeiro final de semana com recorde de público na Rural

A 80ª Expofeira de Santana do Livramento que iniciou no dia 11 e se estende até 21 de Outubro contou com um final de semana repleto de atividades desde o julgamento das raças Angus e Brangus e Hereford e Braford , a segunda edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas que foi o grande responsável pelo Parque do Sindicato e Associação Rural fica completamente lotado. Em pista os melhores ginetes do Rio Grande do Sul, além de delegações do Uruguai e da Argentina que durante dois dias demostram toda a arte da gineteada. Segundo os organizadores do evento, as expectativas foram superadas quanto ao números de pessoas presentes que praticamente lotaram todos os espaços nas arquibancadas e das áreas próximas a pista.

Em um belo Domingo de sol, os apreciadores da cultura gaúcha puderam ver a destreza de alguns dos melhores ginetes dos circuitos de rodeios do nosso estado e também dos país vizinhos. O evento que é organizado pelo Movimento Coxilha de Santana e pela Associação e Sindicato Rural do munícipio reúne duas expressões da cultura gaúcha, a gineteada que coloca em prova as habilidades dos ginetes em montar os cavalos “Aporreados” (Xucros) e a pajada que são versos de improviso que são recitados entre as montarias.

Mais uma vez, o poeta santanense Anomar Danúbio Viera amadrinhado pelos cantores Daniel Cavaleiro e Robson Garcia e dos músicos Marcelo Holmos e Marcelo Nunes, ficou, a cargo das pajadas. Ao final da noite desde Domingo os vencedores foram anunciados. Confira algumas fotos das montarias.

Texto e fotos : Matias Moura

VIVER É UM APRENDIZADO

_*Gilberto Jasper*_ _*Jornalista/[email protected]*_ Fazer aniversário é amadurecer. Às vezes rapidamente, noutras com lentidão. Depende da bagagem de cada um. Sou da geração dos anos 60 onde chegar aos 18 anos era o sonho da gurizada. Ser “maior de idade” era ser dono do próprio nariz, fazer carteira de motorista e frequentar ambientes antes proibidos resumia o sonho a ser alcançado.

“Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser…”

  Tchêêê!!! “Se você bate no peito e diz “eu sou gaúcho”, é porque você conhece suas origens. É diferente com pessoas que não têm essas heranças. Não podem bater no peito e dizer “sou gaúcho”. Não, você é riograndense. Nasceu no Rio Grande do Sul. *Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser” …