qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Neste final de semana Livramento será a capital da gineteada

Pelo segundo ano consecutivo o município realiza o Festival Entre Gineteadas e Pajadas que reúne ginetes do Rio Grande, Uruguai e Argentina

Inicia neste sábado(13) às 14 horas e se estende até amanhã a segunda edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas organizado pelo Movimento Coxilha de Santana e pela Associação e Sindicato Rural do munícipio. O evento que reúne duas expressões da cultura gaúcha, a gineteada que coloca em prova as habilidades dos ginetes em montar os cavalos “Aporreados” (Xucros) e a pajada que são versos de improviso que são recitados entre as montarias.
Mais uma vez, o poeta santanense Anomar Danúbio Viera amadrinhado pelos cantores Daniel Cavaleiro e Robson Garcia e dos músicos Marcelos Holmos e Marcelo Nunes, ficará, a cargo das pajadas. O evento que integra a programação da 80º Expofeira foi eleito em 2017 como o melhor evento da modalidade no Rio Grande do Sul, onde contou com um público de 3 mil pessoas.
Segundo Dartagnan Soares um dos organizadores do festival, a expectativa para o evento é de ter um grande público que possa superar a edição anterior além de uma bela festa gaúcha para os santanenses.” Temos ginetes vindos de várias partes do Rio Grande do Sul, cinco ginetes uruguaios e também ginetes da Argentina. No ano passado nós fomos agraciados com o prêmio de melhor festival do gênero na modalidade rédeas pelo site especializado Volta de Honra oq que nos enche de orgulho. Nosso festival é nos moldes antigos, onde tem um pajador fazendo letras e pajadas de improviso para cada montaria juntamente com um grupo musical tocando a nossa música. Ao todo são 150 montarias com uma boa premiação. Acredito que este evento seja um festa muito importante para a nossa cidade, região e estado. E fica o nosso convite para quem quiser participar. Nós também queremos tranquilizar as pessoas em relação ao trato com os animais, por exemplo as esporas dos ginetes não são afiadas e nós temos um grande cuidado com os animais que fazem parte do evento. Nós temos um controle muito rígido e uma responsabilidade com o Bem Estar Animal” encerrou.

Matias Moura – [email protected]

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad