sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Festival Entre Gineteadas e Pajadas inicia na tarde deste sábado

Inicia neste sábado(13) às 14 horas e se estende até amanhã a segunda edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas organizado pelo Movimento Coxilha de Santana e pela Associação e Sindicato Rural do munícipio. O evento que reúne duas expressões da cultura gaúcha, a gineteada que coloca em prova as habilidades dos ginetes em montar os cavalos “Aporreados” (Xucros) e a pajada que são versos de improviso que são recitados entre as montarias. O evento está marcado para começas as 14 horas e serão 100 montarias entre pelo e Gurupa. O ingresso na arena das gineteadas custa R$8,00 .

Mais uma vez, o poeta santanense Anomar Danúbio Viera amadrinhado pelos cantores Daniel Cavaleiro e Robson Garcia e dos músicos Marcelos Holmos e Marcelo Nunes, ficará, a cargo das pajadas. O evento que integra a programação da 80º Expofeira foi eleito em 2017 como o melhor evento da modalidade no Rio Grande do Sul, onde contou com um público de 3 mil pessoas.

Segundo Dartagnan Soares um dos organizadores do festival, a expectativa para o evento é de ter um grande público que possa superar a edição anterior além de uma bela festa gaúcha para os santanenses.” Temos ginetes vindos de várias partes do Rio Grande do Sul, cinco ginetes uruguaios e também ginetes da Argentina. No ano passado nós fomos agraciados com o prêmio de melhor festival do gênero na modalidade rédeas pelo site especializado Volta de Honra oq que nos enche de orgulho. Nosso festival é nos moldes antigos, onde tem um pajador fazendo letras e pajadas de improviso para cada montaria juntamente com um grupo musical tocando a nossa música. Ao todo são 150 montarias com uma boa premiação. Acredito que este evento seja um festa muito importante para a nossa cidade, região e estado. E fica o nosso convite para quem quiser participar. Nós também queremos tranquilizar as pessoas em relação ao trato com os animais, por exemplo as esporas dos ginetes não são afiadas e nós temos um grande cuidado com os animais que fazem parte do evento. Nós temos um controle muito rígido e uma responsabilidade com o Bem Estar Animal” encerrou.

Texto e fotos : Matias Moura

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual