dom, 3 de novembro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Os brasileiros vão às urnas neste domingo

Os eleitores devem escolher quem serão os deputados federais, estaduais, os senadores, o governador e o presidente da República

O Brasil inteiro se prepara para mais uma eleição geral que acontecerá neste domingo, 7 de outubro. Os eleitores, em todo o país, e em Sant’Ana do Livramento não será diferente, terão que votar em seis candidatos para os cinco cargos em disputa nas Eleições 2018, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. No pleito, serão escolhidos os 1.059 deputados estaduais das Assembleias Legislativas do País, os deputados federais que irão ocupar as 513 cadeiras da Câmara, em Brasília, e dois terços dos 81 senadores que ficarão os próximos oito anos no Congresso.

Passo a passo

Nesse sentido, algumas informações são extremamente importantes para os eleitores irem até as urnas, a primeira delas é que, para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a famosa “cola eleitoral”, que pode ser levada à cabina de votação. Momento de depositar o voto, é necessário ter atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla para confirmar. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.
Para votar no deputado federal, o eleitor terá que digitar quatro números urna eletrônica e, em seguida, apertar a tecla “Confirma”. Para o cargo de deputado estadual ou distrital, será necessário digitar cinco números e, novamente, apertar a tecla “Confirma”. A escolha seguinte será de senadores. Como o Senado terá uma renovação de 2/3 de seus integrantes, neste ano o eleitor deve escolher dois candidatos. No caso, será necessário digitar três números na urna e apertar a tecla “Confirma” para votar para a primeira vaga. O mesmo processo deve ser repetido para a escolha do segundo candidato. O eleitor deve estar atento: se o mesmo número for digitado para os dois cargos de senador, o segundo voto será anulado.
Em seguida, o eleitor deverá registrar o voto para governador e, por último, presidente da República, ambos com dois dígitos. Depois de concluída a etapa de votação, a urna fará a gravação, criptografia e assinatura digital do voto. Feito isso, a palavra “FIM” aparecerá na tela, e a urna emitirá um sinal sonoro. A votação, portanto, estará concluída com sucesso.

Documentos

No dia das eleições é preciso levar um documento oficial com foto, para quem já fez o recadastramento biométrico e tem cadastro no aplicativo e-título, podendo levar o celular como forma de documento oficial com foto. Em Livramento ainda não é obrigatório o recadastramento biométrico, porém 30% dos eleitores já fizeram. Quem ainda não fez, pode votar com seu título antigo.

Cartório Eleitoral na ativa

No domingo (07), o Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento começa suas atividades por volta das 6h, durante todo o dia, estará à disposição dos eleitores pelos telefones (55) 3242-5142 e 3242-2503. “Além disso, qualquer dúvida que o eleitor tiver no dia da eleição ele pode ligar para o número 148, SOS Eleitor”, explicou a Chefe do Cartório Eleitoral de Livramento. Os eleitores de outras cidades que estarão em Livramento, podem justificar a ausência na cidade em que vota. “Passe em qualquer seção eleitoral para justificar com o documento oficial com foto e número do título”, complementou Célia.
Entre os cidadãos com dúvidas estão aqueles eleitores que não votaram na eleição passada e não regularizaram a situação com a Justiça Eleitoral, esse não poderá votar nas eleições 2018. “O ideal é que, caso as pessoas tenham dúvidas liguem para o 148”, acrescentou Célia.

Judiciário também de plantão

Nestas eleições o juiz eleitoral é Gildo Meneghello, que estará atuando no plantão durante o dia de votação, em Livramento. “A nossa preocupação durante o pleito é garantir a tranquilidade do eleitor e o exercício livre do voto. O que mais temos, lamentavelmente, ainda é o transporte de eleitores, pois é uma questão muito séria. A manifestação do eleitor é permitida, desde que seja uma manifestação individual e silenciosa. Pode levar bandeira e camiseta, mas tudo individual. Nós vamos coibir todas as aglomerações identificadas com um partido ou candidato próximo as seções eleitorais”, explicou o magistrado.
Segundo Gildo, algumas irregularidades foram demandas da comarca santanense durante o pleito, entre elas o uso indevido de outdoor, que é vedado pela Lei Eleitoral. “Santinhos distribuídos onde constam um condenado eleitoral como candidato de um partido à presidência da república foram uma das decisões dessa eleição”, contou ele. Segundo o juiz, a eleição será um pouco demorada, pois serão 6 votos depositados nas urnas. “É necessário que as pessoas tenham calma e tranquilidade no domingo”, complementou.

Promotoria atenta

Neste ano o promotor eleitoral de Sant’Ana do Livramento é José Eduardo Gonçalves. Segundo ele, o recado principal é que aqueles que trabalham na Justiça eleitoral e os órgãos de segurança, Brigada Militar, Polícia Civil, Militar e Federal todos tem o objetivo de dar segurança às eleições no sentido que o eleitor tenha condições plenas de exercer o seu direito como cidadão e votar no seu candidato, sendo o seu representante perante a sociedade brasileira. “É como em um jogo de futebol, fazendo a conotação, o juiz é o que menos tem que aparecer, a grande vedete das eleições evidentemente são os candidatos e a eles o eleitor tem que quer a tranquilidade de escolher quem são os seus representantes”, disse Gonçalves.
O promotor lembrou que nos casos que houver abuso com o descumprimento legal, medidas cabíveis serão tomadas. “O desafio justamente é esse, fazer com que Sant’Ana do Livramento tenhamos eleitores que possam chegar às urnas de forma tranquila e ordeira para exercer o seu voto de forma como a Constituição e a República quer”, finalizou.

Alterações

Mais de 8 milhões de gaúchos vão as urnas escolher os, no próximo domingo. Só em Sant’Ana do Livramento serão 73 mil eleitores que devem ir as 206 seções eleitorais para depositar os votos em seus candidatos. A única alteração nos locais de votação fica no centro: os eleitores que votam nas seções 33 e 105, que antes ficava na Sala cultural, devem se dirigir a escola Alceu Wamosy. Todas as seções abrem às 8h e o voto pode ser realizado até às 17h.

[email protected]

Perdeu Pontos na CNH?

Saiba Como a SÓ Multas, a Maior Especialista em Recursos de Trânsito do Brasil Pode Ajudar