qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Marcelo Domingues D’avila toma posse como conselheiro do Cremers

A Função que já foi ocupada pelos doutores Ziad Badra e Tânia Mota em anteriores, e será exercida por Marcelo D’avila nos próximos 5 anos

Em sessão plenária realizada no 1º de outubro, tomou posse o novo corpo de conselheiros do Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul), constituído por 40 membros. Após, foi eleita, por unanimidade, a diretoria da entidade para o período de 01/10/2018 a 31/05/2020. Entre os nomes dos 40 conselheiros, está o do médico santanense Marcelo Domingues D’avila tomou posse do cargo que irá ocupar pelos próximos 5 anos.
Os Conselhos Regionais de Medicina são autarquias federais criadas pelo Decreto-Lei 7955/1945 e regulamentados pela Lei 3268/1957, cuja função primordial é a fiscalização e a normatização da prática médica, bem como as condições oferecidas aos profissionais para que exerçam uma boa Medicina. Entre suas atribuições, está o registro do profissional e das entidades jurídicas que realizam o exercício da Medicina; orientar e fiscalizar a profissão de médico; zelar pelo fiel cumprimento do Código de Ética Médica; julgar e penalizar, quando procedente, profissionais que desrespeitem o Código e a boa prática médica.
O Jornal A Plateia conversou com o médico Marcelo D’avila que disse estar bastante horado em assumir o cargo e falou sobre a importância da região possuir um conselheiro no Cremers “Nesse sentido, é de fundamental importância que nossa região tenha uma representatividade em tão importante autarquia. Função está que já foi exercida em anos anteriores, com extrema competência, pelos doutores Ziad Badra e Tânia Mota.Particularmente, ocupar uma cadeira de Conselheiro Titular no Cremers é uma grande honra e uma enorme responsabilidade, além de um desafio” disse.
Sobre as funções que irá desempenhar o médico destaca a participação nas sessões plenárias e a fiscalização da atividade médica, averiguação das denúncias de outros profissionais. “São muitas as funções de um Conselheiro: participar das Sessões Plenárias Ordinárias, de periodicidade mensal, nas quais são debatidas e definidas pautas pertinentes à atividade primordial do Cremers, explicada acima; participação nas 16 Comissões Permanentes previstas no Regimento Interno; compor as Câmaras de Julgamento, que avaliam e julgam denúncias contra profissionais, através da instauração de sindicâncias e processos ético-profissionais; coordenar as Câmaras Técnicas; coordenar as Delegacias Seccionais (em número de 28 no Estado; inclusive uma delas em nossa cidade); eleger a Diretoria do Cremers a cada 20 meses; orientar e fiscalizar a atividade médica” encerra .

Por: Matias Moura – [email protected]

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa