qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Chuvarada causa transbordamento do Arroio Tajamar

Nesta segunda-feira (1º) os santanenses mais uma vez precisaram sair de casa com o guarda-chuva, com as botas de “goma” e a capa de chuva. Aliás esse kit tem sido um companheiro inseparável dos fronteiriços desde a entrada da primavera. A estação que começou no dia 22 de Setembro, trouxe junto com ela a previsão de muita instabilidade para a região nos próximos meses. Somente nos dois primeiros finais de semana da primavera, a fronteira registrou altos volumes de chuva e temporais de vento e granizo em algumas localidades. Foram registrados alagamentos e vários transtornos em bairros do município assim como no interior.

De sábado (29) à tardinha, até a manhã desta segunda-feira segundo dados divulgados pelo INMET o volume de chuva registrado foi de 113.8mm em apenas dois, fato que colaborou com a cheia de arroios e córregos.

Na região do bairro São Paulo por exemplo, o arroio Tajamar transbordou impedindo alguns moradores da região de passar, na manhã de hoje a reportagem do Jornal A Plateia e Rádio Rcc Fm esteve no local conversou com a moradora Rosana Batista que aguardava as águas baixarem para ir até a casa do seu pai que fica próxima ao arroio.” Toda a vez que chove forte é a mesa coisa. A gente já teve que passar com o arrio cheio para levar meu pai ao hospital porque ele estava com convulsões, ainda bem que o carro dele é mais alto. Mas eu não tenho coragem de passar com esse meu carro. A situação é bastante complicada” disse a moradora. Enquanto uns tinham medo de passar, outros se arriscavam na travesseia de carro, moto, cavalo e até mesmo a pé colocando em risco a sua próprio vida.

Fotos e texto : Matias Moura

Moradora Rosana Batista que aguardava as águas baixarem para ir até a casa do seu pai que fica próxima ao arroio

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con