sex, 8 de novembro de 2024

Variedades Digital | 02 e 03.11.24

Prefeitura nega apoio em manifestação contra Bolsonaro

A organização do evento Mulheres de Santana Contra o Fascismo questionou, na tarde deste domingo (30), a presença de agentes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Sant’Ana do Livramento na passeata em favor do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, do PSL.

Na tarde de sábado (29), o grupo Mulheres de Santana organizou um evento contrário ao presidenciável e, segundo a organização, um ofício foi encaminhado para Secretaria solicitando apoio da Guarda Municipal de Trânsito para o evento que aconteceu no centro de Livramento, mas o pedido foi indeferido. Segundo a organização, a justificativa dada foi de que “a caminhada era de cunho político” e que os guardas de trânsito não podem trabalhar durante o fim de semana por conta de um Decreto Municipal que corta horas extras dos servidores.

Segundo Débora Castro, uma das organizadoras do evento de sábado, o movimento ficou surpreso ao receber a informação do apoio da Secretaria de Trânsito na passeata pró-Bolsonaro. “Ficamos extremamente perplexos com isso”, disse.

“Quarta-feira entramos em contato informando o nosso ato, que gostaríamos de ter a presença dos guardas municipais, porque nossa intenção era subir a rua dos Andradas, como praxe em toda manifestação ou ato, seja religioso ou político.  O inspetor explicou que não seria possível, pois no sábado não há mais efetivo por conta de um decreto municipal que corta as horas extras. Mas que levássemos o oficio que ele faria o possível pra liberar um efetivo. Pois, independente de tudo, vivemos em uma democracia. Da nossa parte estava OK, já estávamos pensando em uma segunda opção que era e foi subir a rua Rivadavia Correa. Na quinta a companheira Sofia levou o ofício (na Secretaria). Na sexta, tivemos a resposta do indeferimento, pois se tratava de uma manifestação de cunho político e a secretaria não poderia participar”, relatou Debora.

Procurado pela Reportagem, o secretário responsável pela Pasta, disse não ter autorizado a escala de guardas municipais em nenhum dos eventos. “E ainda não sei quem autorizou a questão da passeata”, disse Ricardo Dutra. “Não sei se a Brigada Militar, ou alguma outra instituição solicitou apoio, pelo tamanho do movimento, e algum inspetor, o secretário adjunto ou o prefeito liberou. Pode ter ocorrido, pois parece que tinham algumas ruas e linhas de ônibus trancadas”, complementou o secretário.

A Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito Ico Charopen (PDT) também foi procurada. Por mensagem de texto, a Assessoria informou que o secretário “não autorizou apoio em nenhuma das manifestações. Justamente pela questão das dificuldades financeiras e o pagamento de diárias, e não em função do direcionamento político”.

Reprodução/Facebook

Edson Machado é o candidato da chapa 03 na eleição do Simers

A eleição para a escolha da nova gestão do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul ocorrerá no dia 28 de novembro. O médico pediatra Edson Prado Machado é o candidato da chapa 03. Com o slogan Simers com Você – Juntos pela Medicina, Edson se apresenta como uma alternativa para resgatar a defesa da categoria médica. “Queremos que o

Seminário Internacional do Rio Uruguai e Questões de Fronteira reúne autoridades jurídicas em Uruguaiana

A cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, recebeu na última quinta-feira (07), o Seminário Internacional do Rio Uruguai e Questões de Fronteira, um evento que promove a discussão de temas fronteiriços e de integração regional. O seminário foi organizado conjuntamente pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), pela Comissão Especial de Relações Internacionais do

Termolar lança edição especial em homenagem ao povo gaúcho e destina parte do lucro para reconstrução do Estado

Companhia apresenta ao mercado um novo produto da icônica garrafa Magic Pump e reforça relação com o Rio Grande do Sul A Termolar, empresa gaúcha e referência global no segmento de soluções térmicas, acaba de lançar uma edição especial da garrafa Magic Pump. Intitulada “A Força do Povo Gaúcho”, a novidade busca representar a força e a esperança, especialmente após