qua, 24 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Bastidores

Tradição prolongada

O clima de Semana Farroupilha não se encerra com o fim da programação oficial do mês de setembro em Livramento. Os amantes do tradicionalismo terão nova oportunidade de cultuar usos e costumes gaúchos em mais uma edição do “Rodeio do Pampa”, que será realizado no início de novembro no Parque da Rural, com bailes, feiras, provas de laço e gineteadas, criolaço e mateada, dentre outras atrações. O espaço contará com praça de alimentação e parque de diversões. Já estão acertados fandangos no dia 1º, com o grupo Tchê Guri; dia 2, com Grupo Bailaço; dia 3 com Tchê Sarandeio e, no domingo, 4, encerramento com grupo Arrastapé e artistas locais. Para os laçadores que precisarem, haverá locação de baias fechadas, com preços acessíveis.

Vila pronta, habite-se demorado

Apesar de praticamente concluída em sua totalidade, a vila Residencial Manoela, construída com recursos do “Minha Casa, Minha Vida-Entidades” por iniciativa da Cooperativa Inovar, ainda está fechada para os moradores aos quais se destina. O grande problema tem sido exatamente a dificuldade para a liberação dos “habite-se” dos imóveis, pela Prefeitura. Nesta semana, os vereadores Evandro Gutebier, Carlos Nilo e Leandro Ferreira estiveram na vila, visitaram uma das casas praticamente concluídas e combinaram que na próxima terça será realizada uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal, entre Poder Legislativo, Executivo, Caixa Econômica Federal e Cooperativa Inovar para discutir e procurar uma solução imediata para o problema.

Quem não quer?

O entrave estaria inclusive provocando indignação em alguns técnicos da área financeira responsável pela liberação dos recursos. Dificil entender a razão de uma Prefeitura, aparentemente, estar contra o desenvolvimento do mercado imobiliário e a redução de seu déficit habitacional – mas é exatamente o que parece estar acontecendo, na leitura de alguns técnicos.

Com formação fronteiriça

Livramento, Uruguaiana e Bagé vão sediar curso de formação de parte dos aprovados para o cargo de soldado da Brigada Militar, convocados no último dia 21. A distribuição dos novos soldados será feita depois do término da sua formação, de acordo com o planejamento estratégico elaborado pela BM. O processo leva em consideração fatores como a demanda existente em cada região e a análise dos indicadores criminais em todo o Estado. A inclusão da região como sede para a realização do curso foi determinada pelo secretário da Segurança Pública, Cesar Schirmer, por sugestão do deputado estadual Frederico Antunes, que acertou detalhes da estrutura de formação, nesta semana, com Comandante da BM em Uruguaiana, Ten.Cel. Zinga, o secretário Municipal de Segurança daquela cidade, José Clemente, e o Coordenador da Defesa Civil na região, Major Castro. Eles já visitaram as salas de aula disponibilizadas pela Prefeitura de Uruguaiana para a etapa naquele município.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522