qua, 19 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Várias atividades artísticas e culturais em alusão à Semana Farroupilha no Galpão Municipal

Durante a Semana Farroupilha diversas atividades artísticas e culturais fizeram parte da programação do Galpão Municipal da Praça General Osório. Na tarde desta terça-feira (18), aconteceu a casereada do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos.

Segundo Mario Luna, presidente do Núcleo, as atividades estão intensas. “No último domingo tivemos um concurso de aperos. Vamos fazer um remate, estilo bazar, em prol do Núcleo para os integrantes terem amizade e fraternidade. Na casereada organizamos uma oficina de encilha e desencilha no qual o Ribeiro, integrante da diretoria do Núcleo, apresentou. O vice-presidente Miguel apresentou o café de chaleira e ensinou a gurizada como era feito antigamente. Convidamos os alunos da escola Moisés Viana para virem compartilhar conosco dessas atividades e assistir o bailado”, destaca.

O galpão oficial também foi palco de invernadas de danças, tiro de laço na vaca parada e jogos campeiros. Tradicionalistas do CTG Rincão da Carolina jogaram o tetarfe, um jogo que mistura argolas, tava, moedas e ferradura. As peças são arremessadas a uma certa distância em uma adaga ou barras de metal cravadas em uma cancha. Para marcar pontos, é preciso habilidade. Ganhar ou perder, porém, não era o mais importante para o grupo de amigos.

“Para facilitar utilizamos duas ferraduras antigas que não são mais usadas e uma marca que trouxemos do CTG para funcionar como pino. Para que as crianças não se machucassem e facilitasse o trabalho deles tem um arremate em cima, mas adoraram”, diz Carmem Machado, diretora cultural do CTG Rincão da Carolina.

Na parte campeira, a atividade foi uma demonstração de como encilhar o cavalo, um dos animais mais companheiros do gaúcho. Além disso, Ribeiro falou sobre o capricho com o seu cavalo Mouro que chamou atenção das crianças que estavam curiosas para aprender.

“A oficina serve para que as crianças tenham noção do que vai no lombo do cavalo porque na maioria das vezes eles já veem encilhado pelo gaúcho. Então vou tentar demonstrar passo a passo das pilchas, a acomodação e o capricho que tem que ter”, finaliza Carlos Ribeiro, integrante da diretoria do Núcleo. Confira o vídeo : Imagens Matias Moura

Texto: Lauren Trindade / Laurentrindade@jornalaplateia.com

Fotos: Matias Moura/AP.

 

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do