seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Casamento à Moda Gaúcha

O casal Paulo e Lenara junto dos padrinhos ao lado do cartório – Foto – Matias Moura

A Semana Farroupilha que iniciou nesta sexta-feira (14) é um momento de celebrar as tradições gaúchas e enaltecer a nossa cultura. Um período de bailes, fandangos, churrascadas e de estar entre a família e os amigos cultivando o gauchismo. Pois é justamente neste cenário que um casal fronteiriço decidiu marcar a data de seu casamento.

Ainda era cedo, por volta das 9 horas da manhã deste sábado (15) quando um piquete de gaúchos chegou até a Praça Artigas a cavalo, até então uma cena comum nas manhãs setembrinas. Não fosse o motivo da reunião. O casamento de Paulo Rodrigues Albeche  e Lenara Flores Nunes Albeche.

O piquete era liderado pelo noivo, seguido pelos padrinhos e amigos que se preparavam para fazer uma cavalgada até o cartório de Registro Civil no centro da cidade onde se encontrava a noiva e sua família. Segundo Paulo, a ideia de marcar o casamento para o período da Semana Farroupilha surgiu junto com a noiva Lenara pois os dois são tradicionalista e apaixonados pela cultura gaúcha. “É um sonho a ser realizado, a gente gosta muito da tradição, por isso escolhemos essa data” disse o noivo já com o pé no estribo.

O noivo puxando o piquete pelas ruas de Livramento – Foto – Matias Moura

Pouco depois das 9 horas o piquete saiu em cavalgada pela Rua Saldanha da Gama, passando pela Antônio Fernandes da Cunha até chegar a Rua Rivadavia Correa a onde se encontra o cartório. No caminho os cavaleiros chamavam a atenção das pessoas por onde passavam, em clima de festa a gauchada aguardava ansiosa o encontro do casal.

Depois de apear ao lado do cartório o noivo aguardava a futura esposa bastante nervoso, foi quando um abraços das filhas acalmou o coração pois a amada já estava a caminho. Quando Lenara chegou foi aquela festa, então era o momento de aguardar a hora tão esperada. Na porta do cartório a noiva sorria de mãos dadas com o futuro marido. “A gente fica bastante nervosa, mas a hora está chegando, é a realização do nosso sonho” disse ela.

É chegada a hora e aos poucos a grande sala onde estava o juiz de paz foi ficando pequena com a entrada dos padrinhos e familiares pois todos queriam ver aquele casamento à moda gaúcha. Depois da leitura do termo de compromisso, veio o tão esperado sim e a troca das alianças. Logo após muitos retratos, beijos, abraços e felicitações ao casal que ao som de gritos e aplausos montaram a cavalo puxando o piquete de cavaleiros que aos poucos foi sumindo na barra do horizonte em mais uma manhã setembrina.

Paulo Rodrigues Albeche  e Lenara Flores Nunes Albeche depois de oficializarem a união – Foto – Matias Moura

Texto e Fotos – Matias Moura

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos