qui, 25 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Casamento à Moda Gaúcha

O casal Paulo e Lenara junto dos padrinhos ao lado do cartório – Foto – Matias Moura

A Semana Farroupilha que iniciou nesta sexta-feira (14) é um momento de celebrar as tradições gaúchas e enaltecer a nossa cultura. Um período de bailes, fandangos, churrascadas e de estar entre a família e os amigos cultivando o gauchismo. Pois é justamente neste cenário que um casal fronteiriço decidiu marcar a data de seu casamento.

Ainda era cedo, por volta das 9 horas da manhã deste sábado (15) quando um piquete de gaúchos chegou até a Praça Artigas a cavalo, até então uma cena comum nas manhãs setembrinas. Não fosse o motivo da reunião. O casamento de Paulo Rodrigues Albeche  e Lenara Flores Nunes Albeche.

O piquete era liderado pelo noivo, seguido pelos padrinhos e amigos que se preparavam para fazer uma cavalgada até o cartório de Registro Civil no centro da cidade onde se encontrava a noiva e sua família. Segundo Paulo, a ideia de marcar o casamento para o período da Semana Farroupilha surgiu junto com a noiva Lenara pois os dois são tradicionalista e apaixonados pela cultura gaúcha. “É um sonho a ser realizado, a gente gosta muito da tradição, por isso escolhemos essa data” disse o noivo já com o pé no estribo.

O noivo puxando o piquete pelas ruas de Livramento – Foto – Matias Moura

Pouco depois das 9 horas o piquete saiu em cavalgada pela Rua Saldanha da Gama, passando pela Antônio Fernandes da Cunha até chegar a Rua Rivadavia Correa a onde se encontra o cartório. No caminho os cavaleiros chamavam a atenção das pessoas por onde passavam, em clima de festa a gauchada aguardava ansiosa o encontro do casal.

Depois de apear ao lado do cartório o noivo aguardava a futura esposa bastante nervoso, foi quando um abraços das filhas acalmou o coração pois a amada já estava a caminho. Quando Lenara chegou foi aquela festa, então era o momento de aguardar a hora tão esperada. Na porta do cartório a noiva sorria de mãos dadas com o futuro marido. “A gente fica bastante nervosa, mas a hora está chegando, é a realização do nosso sonho” disse ela.

É chegada a hora e aos poucos a grande sala onde estava o juiz de paz foi ficando pequena com a entrada dos padrinhos e familiares pois todos queriam ver aquele casamento à moda gaúcha. Depois da leitura do termo de compromisso, veio o tão esperado sim e a troca das alianças. Logo após muitos retratos, beijos, abraços e felicitações ao casal que ao som de gritos e aplausos montaram a cavalo puxando o piquete de cavaleiros que aos poucos foi sumindo na barra do horizonte em mais uma manhã setembrina.

Paulo Rodrigues Albeche  e Lenara Flores Nunes Albeche depois de oficializarem a união – Foto – Matias Moura

Texto e Fotos – Matias Moura

Agricultores familiares podem encaminhar propostas para compra e distribuição de sementes para Conab

Nesta quinta-feira (25), Dia Internacional da Agricultura Familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a receber as propostas para a compra e distribuição de sementes e materiais propagativos, como mudas, entre outros, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos para a aquisição serão repassados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à

O que se passa por estes pagos? Teriam as chuvas e ventos de maio levado no arrastão o respeitável futebol dos gaúchos?

Inter e Grêmio estão de cócoras. Quando veremos multidões nas ruas celebrando conquistas, erguendo taças, ostentando com júbilo suas coloridas camisetas? O Inter está perdendo para ele mesmo, e para ele mesmo está perdendo o Grêmio. A quem atribuir a responsabilidade? Ao fortuito exílio, motivado pelos alagamentos? Aos jogadores, cujos salários mensais equivalem a anos de salário-mínimo? Aos técnicos? Conselheiros?