ter, 2 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Vereadores retiram o quórum para não aprovarem projeto do prefeito Ico

A derrota aconteceu na quarta-feira (12) e gerou polêmica, abalando a Administração nos bastidores

O Governo Municipal sofreu mais uma derrota na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, nessa semana. Os parlamentares retiraram o quórum no momento da votação do projeto em que o Executivo solicita a contratação emergencial temporária de vários cargos.
O prefeito Ico Charopen (PDT), apesar do limite prudencial estourado, quer contratar 09 pedreiros; 53 operários; 03 mecânicos; 08 operadores de máquinas; 04 tratoristas; 03 eletricistas; 01 chapista; 01 soldador; e 01 biólogo. Na justificativa, o mandatário diz que há necessidade de contratação dos profissionais para, segundo ele, atender as necessidades das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos.
Contudo, nos bastidores, a principal demanda é a Santa Casa de Misericórdia. Segundo os parlamentares, enquanto o prefeito não solucionar os problemas da instituição que está prestes a vivenciar uma nova greve, os projetos do Executivo não passarão.
O assunto foi explicito nos discursos dos parlamentares na tribuna da Câmara durante a sessão de quarta-feira (12). Um dos principais críticos da Administração, o vereador Lídio Mendes – Melado (PTB), fez um compilado atribuindo os motivos pelos quais a situação do Município está na forma atual.
“Quando tivemos o prefeito eleito, tínhamos um cidadão aqui na Câmara (o vereador Enrique Civeira) que criticou durante o um ano e dois meses, fazia e acontecia. Lá na Prefeitura tinha uma vice que acompanhava, faziam pouco mas faziam. Quando o Genérico (Civeira) assume a Prefeitura coloca a vice para fora. Todos diziam que ia mudar a cidade, mas eu questiono: o Genérico assumiu, e vemos o Hospital fechando; o Genérico assumiu e transporte escolar está precário; o genérico assumiu e a cidade está mais esburacada; o genérico assumiu e tem 12 ônibus estragados lá; a usina asfáltica ia começar a funcionar no ano passado, agora estão prometendo para esse ano e aí se vai 02 anos”, disse Melado.
Lídio Mendes lembrou que o prefeito afirmou no ano passado que o vereador Enrique Civeira estava usando as redes sociais para denegrir a imagem do mandatário. “E agora pergunto onde eles estão? Cobrar é tão fácil, agora depois de estar lá o genérico culpa os funcionários, disse que existia uma máfia lá na Prefeitura entre os funcionários”, relatou.
Assim como o vereador Melado, outros parlamentares fizeram questão de lembrar na tribuna da Câmara que a prioridade é a Santa Casa de Misericórdia, e que o prefeito precisará tomar atitudes quanto ao Hospital Santa Casa de Misericórdia.
O prefeito Ico Charopen foi procurado através da sua Assessoria, para comentar o assunto, mas até o fechamento dessa repotagem ele não se pronunciou.

Um dos principais críticos da Administração Municipal, vereador Lídio Mendes, lembrou os motivos que levaram a situação até os dias de hoje
(Fotos: Matheus Simõs Pires/Ascom)

Por: [email protected]

General Hamilton Mourão através do X

“É importante que todos entendam! O julgamento que se inicia amanhã, tendo como réus o Presidente Bolsonaro e seu núcleo de assessoramento mais próximo, não é apenas um simples processo jurídico, em verdade é o ocaso de uma vingança política. Infelizmente, no Brasil do PT, fortalecido pela hipertrofia da Suprema Corte, propositalmente, fizeram com que divergências ideológicas se transformassem em

Por Deputado Zucco – Zucco visita governador de SC, entrega camisa do Grêmio e revela o segredo por trás do sucesso do estado

  O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, esteve em Santa Catarina em uma agenda intensa de reuniões para conhecer as boas práticas de gestão implementadas pelo governador Jorginho Mello (PL). O mote da visita foi justamente buscar ideias e propostas que possam ser aplicadas ao Rio Grande do Sul,