seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Trânsito será desviado nas proximidades da Praça Artigas durante Semana Farroupilha

Como a concentração de cavalarianos no local é grande, para um tráfego seguro será mantido o padrão do ano passado

Desde a sexta-feira (14), quando iniciou a Semana Farroupilha, o trânsito está interrompido nas proximidades da Praça Artigas. Isso porque o Bar do Barreto já virou tradição e referência para os tradicionalistas. A reportagem esteve no local, para saber qual a opinião dos populares, se são a favor ou contra a concentração de cavalarianos na localidade.
Sabe-se que a Semana Farroupilha é um dos maiores eventos, talvez o maior do município. Este período, a cidade há muitos anos, enche de cavaleiros. “Precisamos do respeito mútuo entre o trânsito e os cavaleiros. Se essa harmonia acontecesse não teríamos problemas em Livramento e não precisaria trancar nada nunca, o problema sempre são os excessos que infelizmente acontece e isso termina demandando um esforço indesejável da Brigada Militar e da Secretaria de Trânsito”, diz o Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Ricardo Dutra.
Nas proximidades do Bar do Barreto, o trânsito será desviado em benefício da segurança dos veículos e dos cavalarianos que circulam no local. Todos os anos um assunto que é polêmico: Semana Farroupilha e a concentração de cavalarianos na Praça Artigas. Alguns populares são contra, outro dizem que por mais que troque o local de concentração não será a mesma festa porque o lugar já está consagrado como ponto de encontro para os tradicionalistas, somente pelo nome do Gaúcho Barreto.

O que acham os populares:

“Eu sou contra a concentração de cavalos na Praça. Por isso que eu digo: tinha que ter um lugar para eles ficarem, mas não na Praça. Deveriam ter um lugar específico para a concentração e todos os anos é a mesma polêmica”, diz Neusa Pires, confeiteira.
“Eu não sou contra o tradicionalismo, mas a praça fica destruída após o evento, então eu gostaria que não fosse utilizada. Inclusive temos comércio em frente à Praça e é bastante prejudicado com o evento, fica muitas horas interditado e não é bacana”, diz Eliane Fontoura, vendedora.
“Para mim é uma festa como qualquer outra. É uma tradição, o pessoal está acostumado e até porque não tem aonde ir, então se reúnem aqui para comemorar como qualquer outra festividade. Para nós não incomoda, é uma comemoração”, diz Milton Pedroso, autônomo.
“Aqui se tornou o ponto de encontro. Não tem como dizer que não, enquanto o Barreto existir não vai deixar de vir cavaleiros. Isso se tornou um ponto de referência da família de todos os gaúchos”, diz Joana Barroso, comerciante.

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Por Deputado Zucco – Zucco visita governador de SC, entrega camisa do Grêmio e revela o segredo por trás do sucesso do estado

  O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, esteve em Santa Catarina em uma agenda intensa de reuniões para conhecer as boas práticas de gestão implementadas pelo governador Jorginho Mello (PL). O mote da visita foi justamente buscar ideias e propostas que possam ser aplicadas ao Rio Grande do Sul,

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do