seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Rotativo será colocado em prática nas próximas semanas em Livramento

Em 2016, foi implementado um ratativo livre, mas não houve avanço na política de mobilidade (Foto: Arquivo- Marcelo Pinto/AP)

Nova modalidade de estacionamento no centro da cidade já está passando por licitação da Secretaria da Fazenda

O secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade confirmou que o estacionamento rotativo vai sair do papel nas próximas semanas. Segundo Ricardo Dutra, novas mudanças no edital foram realizadas pelo Departamento de Licitações, isso porque há vários interessados em prestar o serviço para o Município. “No fim de setembro, início de outubro estaremos abrindo os novos envelopes”, disse Dutra.
De acordo com a licitação, a concessão será por 10 anos, com possibilidade de renovação, contudo os critérios precisam ser mais precisos. Ricardo enfatizou que o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual, além das empresas envolvidas, estão acompanhando de perto o edital. “Esse zelo é importante que se tenha agora, no início, para não se ter preocupação depois”, acrescentou.
Após a finalização do contrato com a empresa vencedora, o rotativo iniciará sua primeira etapa em 90 dias, e a segunda em 120. “Mas todas as empresas que estão interessadas já confirmaram que iniciarão o serviço completo em 60 dias porque é de interesse deles terem recursos também”, contou o secretário.
O trabalho para fazer um estacionamento rotativo em Sant’Ana do Livramento começou há vários anos. Em 2013, o vereador Carlos Nilo aprovou na Câmara de Vereadores um anteprojeto de lei dando a sugestão ao prefeito da época para que fosse realizada a modificação principalmente no centro.
Aprovada e sancionada em 2014, a legislação nunca entrou em prática em sua efetividade. Antes de encerrar o mandato do último Governo foram realizadas demarcações da chamada área azul como forma de fazer um experimento para a real implantação, mas o trabalho não obteve continuidade.
Com o novo Governo, a expectativa foi renovada, mas agora, em setembro de 2018, uma possibilidade de mobilidade urbana começa a sair do papel. Na legislação, o estacionamento rotativo tem a denominação em duas áreas: a área azul. Com prazo de 2 horas de estacionamento, as ruas Rivadávia Correa e Doas Andradas, entre as ruas transversais Uruguai e Sete de Setembro; a área verde com prazo máximo de 03 horas de estacionamento, que deve ser regulamentada pelo Executivo Municipal.
O evento de instalação da Frente acontecerá às 11 horas na sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, no 3° andar da Assembleia, situada na Praça Marechal Deodoro , 101, no centro de Porto Alegre.
A ideia da Frente, proposta pelo deputado Maurício Dziedricki, conta com a assinatura de mais de 15 deputados e terá como objetivo acompanhar a implementação de políticas que promovam o crescimento e a manutenção dos empreendimentos do Estado.

Em 2016, foi implementado um ratativo livre, mas não houve avanço na política de mobilidade (Foto: Arquivo- Marcelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do