seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Mais de 200 famílias realizam o sonho da casa própria

Projeto More Legal entregou matriculas imobiliárias para moradores do Bairro São Paulo

Moradores do bairro São Paulo, que possuíam imóveis sem registros, puderam regularizar moradias e terrenos urbanos participando do Projeto More Legal. O programa tem o objetivo de garantir o direito à propriedade de inúmeras famílias que vivem há anos em lotes urbanos, sem inscrição no Registro de Imóveis.
A entrega das matrículas imobiliárias do projeto aconteceu nesta semana, no ginásio da Escola Cyrino Luiz de Azevedo, e beneficiou 214 famílias do Bairro São Paulo. O trabalho iniciou em 2015 e é uma união do Poder Judiciário, Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública e Cartório de Registro de Imóveis.
“Graças à união de várias pessoas nós conseguimos realizar esse trabalho. Isso significa levar a essas pessoas o direito à moradia, o direito à propriedade e isso traz uma dimensão para o município sem precedente porque hoje nós estamos colaborando não só para uma regularização fundiária, mas também para o município”, destaca a juíza, Carmem Lúcia da Fontoura.
De acordo com a Corregedora Geral da Justiça do Estado, Denise Oliveira César, esse é o momento máximo de reconhecimento de um dos direitos mais relevantes e consagrados na constituição do Estado em benefício da cidadania.
Agora, o sonho da casa própria está realizado para várias famílias da localidade que ficam felizes em saber que o local poderá ser deixado para gerações futuras que poderão usufruir sem se preocupar com a justiça, pois estará tudo regularizado.

Depoimento dos beneficiados:

“Eu adquiri tudo para o futuro porque a gente nunca conseguiu fazer reformas na casa por medo que nos tirassem do local. Agora sei que posso fazer o que eu quero porque me pertence”, diz Carmem Lúcia Rosa, dona de casa.

“Agora eu vou poder construir, sei que é meu. Não estou com medo de pedirem para desmanchar ou me mandar sair, para mim é muito bom. Agora nós somos donos, eu e todas as 185 pessoas que ajudo no Clube de Mães”, diz Zoraide Maciel, idealizadora do Clube de Mães Nossa Senhora.

“Depois de muitos anos conseguimos o sonho da casa própria. Para nós é emocionante, é um presente para toda nossa família. A garantia que os nossos frutos terão a terra deles”, diz Luiz Alfredo Oliveira, técnico em refrigeração.

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do