dom, 19 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Grupo Santanense de Cavalgada já tem a centelha da Chama Crioula

O Grupo Santanense de Cavalgada acendeu neste fim de semana a centelha da Chama Crioula, acendida em Iraí, noroeste do Rio Grande do Sul. Neste domingo (02),  o grupo fez o registro na Catedral da cidade de Frederico Westphalen, há 30km de Iraí.

A chama foi acesa no dia 10 de agosto, na cerimônia que marca oficialmente o início dos festejos farroupilhas, que seguem até 20 de setembro. O ritual é repetido todos os anos, desde 1947. Assim como os santanenses, São esperados 800 cavalarianos das 30 regiões tradicionalistas do estado para dar início à distribuição da chama.

No dia 30 de agosto, o grupo santanense foi em direção a Iraí. Eles deram a largada a partir da Chácara da Prefeitura e devem retornar com a centelha da chama no dia 14 de setembro. “O percurso é todo por estrada de chão. Nós vamos rasgar o mapa do Rio Grande do Sul a pata de cavalo”, disse José Alexandre Ferrão, presidente do Núcleo Santanense de Cavalgada.

Há mais de 33 anos o grupo de cavaleiros busca em lugares históricos, uma centelha da chama crioula, para que se inicie a cada 14 de Setembro, a Semana Farroupilha no Município. Como as cavalgadas longas são difíceis e dispendiosas, sentiram a necessidade de organizar o grupo, para com melhor planejamento viabilizar as atividades.  Os componentes mais antigos do grupo, já percorreram mais de 5.000 km à cavalo, e as idades deles oscilam entre 04 e 70 anos.

Fotos: João Pires

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as