qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Ganhadores de concurso da agricultura familiar serão definidos quinta

Depois de dois dias de julgamento, vencedores serão anunciados nesta quinta (30) no Pavilhão da Agricultura Familiar
Depois de dois dias de julgamento, vencedores serão anunciados nesta quinta (30) no Pavilhão da Agricultura Familiar
A terça-feira (28) marcou o segundo e último dia de julgamento do 7º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. Pela manhã foram avaliadas as cachaças, e à tarde o mel e os queijos. No primeiro dia, segunda-feira (27), foram analisados vinhos tintos, sucos de uva e salames. Os produtos campeões da edição da 41ª Expointer serão anunciados nesta quinta-feira (30), às 20h30, no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Para as cachaças (prata, premium e extrapremium), provadas pela manhã, os jurados se dedicaram a questões como cor-tonalidade, limpidez, brilho e paladar, entre outros quesitos específicos, como o envelhecimento, no caso das cachaças premium. À tarde, foi a vez do mel e dos queijos. Foram avaliadas sete amostras de diversos tipos de mel, buscando qualidades como textura, aroma e sabor. Segundo os jurados, as amostras deste ano foram mais homogêneas e equilibradas, diferente do ano passado, quando uma amostra se destacou das demais.

Já na avaliação dos queijos coloniais, foram nove produtos. Os jurados, diferentemente das outras categorias, ficam de pé para ter uma melhor avaliação e apreciação. Julgam o formato, a textura, o aroma, o sabor e a consistência. Entre uma prova e outra, consomem água, maçã e grãos de café para limpar o paladar e impedir que o sabor de um queijo interfira no outro. Os queijos são todos de leite pasteurizado, visto que o único queijo autorizado a utilizar leite cru é o queijo serrano, que em 2018 não tem representante na feira.

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por