qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Concurso julga melhores produtos da agricultura familiar do estado

Silêncio e muita concentração. Começou nesta segunda-feira (27) o Concurso de Produtos da Agricultura Familiar, que, já em sua sétima edição, reúne profissionais de diversas áreas e instituições para avaliar os produtos oferecidos nos estandes da 41ª Expointer. Os julgamentos acontecem até a terça-feira (28), e os resultados serão divulgados na quinta-feira (30), às 20h30, no Pavilhão da Agricultura Familiar.

A primeira análise foi de 4 amostras do vinho tinto de mesa fino, seguida do vinho tinto de mesa, com 8 amostras, e do suco de uva integral, com 16. Participam das análises dez jurados de diversas entidades, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Uva e Vinho (Embrapa), Instituto Federal do Vinho (IFRS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS (Emater), Laboratório de Referência em Enologia (Laren), que avaliaram coloração, aroma (intensidade e qualidade) e paladar (doçura, acidez, nitidez e qualidade). No caso do suco de uva os critérios foram aspecto, olfato e gosto.

Segundo João Taffarel, da Embrapa Uva e Vinho, coordenador técnico do concurso desde a primeira edição, os critérios de análise sensorial são internacionais, tanto para o vinho quanto para o suco. “Os melhores serão premiados, e o objetivo é qualificar a produção das agroindústrias gaúchas”. E neste ano, com uma boa safra, as amostras de vinho e suco refletiram esta qualidade, com boa cor e equilíbrio de açúcar e acidez.

Todos os empreendimentos familiares estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e têm produtos registrados no órgão sanitário competente, embalados, rotulados e dentro do prazo de validade.

Outras Categorias

Ainda nesta segunda-feira à tarde o concurso continua com as avaliações na categoria salame. Na terça-feira (28) serão julgados cachaças, mel e queijo colonial. Os jurados serão chefes de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Emater e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e professores da Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O concurso é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Mapa, Emater/RS, Ufrgs, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e Embrapa Uva e Vinho.

Programação

Terça-feira (28)

9h – Cachaça Prata / Cachaça Envelhecida (Premium e Extra-Premium)
14h – Mel
16h – Queijo Colonial

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con