qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Raça e paixão: a força da mulher gaúcha no mundo do cavalo crioulo

Laura Pando e Vanessa Castilhos demostram o amor pelo cavalo crioulo ao disputar provas Rio Grande afora. Treinadora e aluna tem um sonho comum: um dia disputar a final do Freio de Ouro

A santanense Laura Pando está classificada para a prova Freio do Proprietário na categoria amador B, onde monta a égua Basca Querência.
Laura desde muito pequena teve contato com o campo e o cavalo, mas foi aos 12 anos de idade que ela começou a se interessar por provas campeiras, primeiro pelas provas de paleteadas e com o tempo o tiro de laço que é a sua grande paixão. Hoje a jovem santanense tem se destacado nas pistas de provas do circuito do Cavalo Crioulo onde recentemente conseguiu uma classificação para disputar em Setembro a prova denominada “Freio do Proprietário” categoria jovem.
Segundo sua treinadora e amiga, Vanessa Castilhos, Laura vem em uma crescente desde que começou a se dedicar a prova há 5 meses atrás. De lá para cá foram duas participações em provas do circuito do cavalo crioulo sendo premiada com um 1º e um 2º lugar.
Para se preparar para as provas Laura tem uma rotina diária bastante intensa de treinamento, são cerca de uma hora de atividades a cavalo na pista do Sindicato Rural de Livramento buscando aprimorar a sua técnica. “O nosso grande objetivo é que ela ande bem lá. Tem muita gente treinando e pra nós não importa o resultado, 1º ,2º e 3º não importa. E sim ela se sair bem na prova” comenta.
Com a finalidade de aproximar e levar até a pista criadores e proprietários, aproximando-os de seus animais, o Freio do Proprietário tem a final nacional marcada para o dia 27 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con