seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Santana do Livramento sedia treinamento de Bombeiros para atuarem em grandes desastres

Foto: Imprensa Bombeiros.

Entre os dias 20 e 24 de agosto, ocorre a capacitação do efetivo do 10° Batalhão de Bombeiro Militar, das cidades de Santana do Livramento, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Alegrete, Uruguaiana para compor a Força de Resposta Rápida (FR2).

A FR2 foi criada para ser o contingente do Corpo de Bombeiros Militar do RS na resposta a emergências de maior complexidade, entre elas a atuação em desastres. Assim, o treinamento é composto de três atividades representadas por desafios: emergências aquáticas em inundações e alagamentos; emergência em estruturas colapsadas e emergências em altura com remoções de fontes de perigo em vendavais e tempestades.

As equipes formam duas células (dez integrantes) com a participação de bombeiros uruguaios visando a padronização de procedimentos, equipamentos e técnica. Após a certificação, os participantes poderão compor a FR2 em nível estadual e até mobilização para emergências no país.

Estes bombeiros já participaram de um nivelamento anterior composto de capacitação em resposta a emergência com produtos e cargas perigosas, atendimento pré-hospitalar, sistema de comando de incidentes e salvamento e resgate.

A primeira parte do treinamento será realizada na Estância Cascata do Macaco Branco, até quarta-feira e a segunda parte no lago Batuva, na quinta e sexta-feira.

Foto: Imprensa Bombeiros.
Foto: Imprensa Bombeiros.
Foto: Imprensa Bombeiros.
Foto: Imprensa Bombeiros.
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do