qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santa Casa pede ajuda da comunidade para reformar a pediatria

Momento da entrega do valor arrecadado pelo troco solidário na Recofran. (Foto: Cedida)

Com ajuda do troco solidário, sala de exames da maternidade foi reformada e já está em funcionamento

Que a Santa Casa é da comunidade todos já sabem, mas nunca é previsto quando irão adoecer e precisar do hospital. Atualmente, a instituição está passando por situações complicadas, seja no pagamento dos colaboradores como na estrutura do prédio.
Na última quinta-feira (16), a diretora da Recofran, Graciela Posada entregou ao diretor do hospital o valor arrecadado no troco solidário, uma quantia de R$ 11.078, 68 referente
à arrecadação dos meses de abril, maio e junho no estabelecimento comercial.
Nos últimos dias, a sala de exames da maternidade foi totalmente reformada com ajuda da comunidade e do troco solidário. Na sexta-feira (10), entrou em funcionamento. “Essa sala é muito importante porque é do primeiro atendimento, local onde as gestantes são acolhidas, chegam e fazem o primeiro exame, são vistas pelas parteiras e pelo médico obstetra, tudo nesta sala. Depois da reforma ficou ótima, quero agradecer a comunidade que ajudou neste trabalho e neste empenho para que esta sala ficasse maravilhosa como está agora”, destaca Luana Mota, enfermeira da maternidade.
A novidade tem como propósito melhorar o acolhimento e a satisfação das gestantes. Para o diretor da Santa Casa, as novidades são frutos da colaboração do empresariado local e do troco solidário arrecadado em estabelecimentos comerciais. Esses investimentos ajudam na assistência à saúde das gestantes para ser de forma mais qualificada, humanizada e segura.
“A reforma é importante porque a comunidade ajudou, queremos agradecer ao apoio que deram principalmente o troco solidário que vem crescendo muito bem. Agradecemos a disposição do empresariado que vem colaborando com a Santa Casa. Além de demostrar que acreditam na Santa Casa, na direção, nos funcionários e no corpo técnico”, comenta Wainer Machado, diretor do Hospital.
Além disso, o médico Adalberto Rossés pede a colaboração da comunidade para ajudar a reconstruir a pediatria do hospital. A estrutura precisa ser atualizada e remodelada. “A Santa Casa não tem dono, existe a população de Santana do Livramento que é proprietária, nós precisamos alavancar o hospital no sentido da recuperação e manter funcionando por mais anos”, destaca.
O médico explica que a comunidade que puder ajudar nas reformas pode procurar a Barraca do Alemão e comprar porcelanato para iniciar recuperando o piso da pediatria.Depois pretendem arrumar o restante da estrutura e os equipamentos que estão sucateados. “Agradeço desde já a participação ativa das pessoas que puderem ajudar, 82 mil pessoas estão convidadas a participar desse novo momento da Santa Casa. Eu visto a camiseta da pediatria, quando construímos o espaço foi com ajuda comunitária. Queremos recuperar o que já estamos quase perdendo pelo sucateamento do setor. Eu quero juntamente vestir a camiseta do hospital que daí vamos partir para todo prédio, reestruturar e deixar em condições de receber toda população, independente do nível social”, ressalta o médico.
“A Santa Casa é de todos nós, hoje eu quero pedir especialmente para toda comunidade santanense: vamos ajudar o hospital. Basta procurar a Barraca do Alemão que fica na Hector Acosta n° 268, telefone 3242 4455, a pessoa poderá pagar o que pode para compra do porcelanato e nós vamos chegar aos 500 metros que a precisamos, isso que eu peço hoje de todo o coração”, diz Elenita dos Passos, colaboradora.

Momento da entrega do valor arrecadado pelo troco solidário na Recofran. (Foto: Cedida)

Estrutura da pediatria necessita de reformas.
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con