qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Indefinições no transporte escolar causam prejuízos ao ano letivo na zona rural

A situação dos ônibus escolares ainda está sem definição (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Município e Estado ainda não firmaram acordo e o acerto para a continuação do convênio fica para a próxima semana

Diversas reuniões marcaram a semana, mas não trouxeram definições para o transporte escolar rural, em Sant’Ana do Livramento. Ainda na terça-feira (14), a coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre), Gislaine Grecellé, recebeu o prefeito Ico Charopen (PDT) para discutirem sobre o convênio entre Estado e Município que permite a prestação dos serviços aos alunos das duas esferas.
Ainda na tarde de terça, os técnicos das secretarias estadual e municipal não entraram em um consenso para a continuação dos serviços em conjunto. “A gente não obteve do Município dados de quantos alunos eles têm no interior para nós obtermos o quanto cada um gasta para o serviço”, explicou Gislaine. Segundo a coordenadora, a secretária de Educação confirmou que o serviço seria ofertado – através do convênio – por mais 45 dias.
A discussão se dá no setor porque o Governo Municipal garante que o valor dispensado pelo Estado ao serviço, além de ser atrasado, não condiz com o que é gasto. De acordo com os representantes estaduais, o valor já está disponível. “O Governo do Estado priorizou o pagamento do transporte escolar, o Município só não está utilizando esse recurso – que está na conta – porque falta uma prestação de contas do ano passado (2017) por parte da Administração Municipal”, explicou Grecellé.
Segundo as informações passadas pela 19ª Cre, o Executivo estadual destina R$1,380 milhão por ano ao serviço. “Estive reunida com prefeito e ele nos pediu mais 7 dias para apresentar um levantamento dos alunos do Município. Na próxima semana, haverá uma reunião em Porto Alegre para definirmos os próximos passos”, afirmou a coordenadora.
Alunos da escola Juraci Pinheiro, sediada na sub-prefeitura do Upamaroti, estão desde o início de agosto sem transporte escolar, segundo a Gislaine.
Procurado pelo Jornal A Plateia, o prefeito reconheceu, em nota, o atraso na prestação de contas do Município. Ico aproveitou para lembrar que o valor repassado pelo Governo do Estado, segundo ele, não é nivelado com o gasto pela Administração Municipal. “Em função do atraso no recebimento das efetividades, que chegou ao Executivo apenas em abril, a Secretaria de Educação ainda não finalizou a Prestação de Contas do PEATE. Conforme acordado em reunião, a Prestação deverá ser entregue na próxima semana, possibilitando que o Município receba os valores das parcelas atrasadas, que resultam em aproximadamente R$ 500 mil. Contudo, estes valores estão muito aquém dos custos do Município com o transporte escolar das escolas estaduais. Atualmente, os repasses do Estado não cobrem metade dos gastos com o transporte”, diz a nota.

A situação dos ônibus escolares ainda está sem definição
(Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Por: [email protected]

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já