qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Granja Palomas é destaque na produção de ovos

Conheça o trabalho desenvolvido na agroindústria localizada na Vila de Palomas que hoje produz ovos vermelhos e abastece grande parte do mercado local com seu produto

Sant’ana do Livramento, vem ao longo dos anos se destacando na diversificação da sua matriz produtiva do agronegócio principalmente pela implementação de novas culturas até então eram desconhecidas em nossa região que sempre teve na pecuária sua maior força. Aos poucos esses novos seguimentos foram se expedindo e hoje não somos mais somente conhecidos pela nossa bovinocultura e ovinocultura, mas também pela produção vinícola, da soja, do arroz, do mel, do azeite de oliva e outros tantos seguimentos do agro.
Aproveitando este momento de expansão e abertura de novos horizontes, foi que o contabilista Cid Ricardo Silva da Silva criou em 2015 a Granja Palomas especializada na produção de ovos vermelhos. Cid conta que nunca passou pela sua cabeça trabalhar neste tipo de atividade, mas foi pesquisando por demanda que acabou descobrindo este de mercado. A ideia inicial era de desenvolver algum tipo de atividade economia na sua propriedade rural de 8 hectares localizada na Vila de Palomas. Sem muito conhecimento técnico, mas com o sonho de ter seu próprio negócio foi atrás de consultoria do SEBRAE para tirar a ideia do papel. Após vários cursos e visitas a granjas da serra gaúcha ele iniciou o projeto. “Sou natural de Livramento e trabalhei 18 anos anos em uma grande empresa aqui. Mas sempre tive o sonho de ter um negócio próprio foi então resolvi apostar no ramo aviário. Então a gente tinha comprado esta área só que ela é uma pequena propriedade não dava para criar vaca por exemplo. E um dia minha esposa foi no mercado e disse “como está caro a dúzia do ovo “e foi ai que despertei. A partir disso fiz um estudo sobre a viabilidade e montamos o projeto como o apoio do SEBARE” disse.
A partir daí Cid comenta que começou o trabalho de contratação de veterinários, responsável técnico, construção dos galpões, além da aquisição de aviário e compra dos primeiros animais. Hoje três anos depois a empresa que é cadastrada no Serviço de Inspeção Municipal como agroindústria possui 6 funcionários diretos.
Início de porta em porta
Segundo o empresário no início as dificuldades enfrentadas foram muitas desde o desestímulo por parte de pessoas que não acreditavam no projeto, a distribuição e comercialização dos produtos que eram vendidos de porta em porta nos comerciais locais.” Foi bastante difícil. Mas nós saíamos para vender todos os dias. Era cartãozinho e caixa nas costas e aos poucos fomos formando a nossa carta de clientes” lembrou.
Sobre a produção
Todo o processo é feito dentro da propriedade, inclusive a ração para alimentar as mais de 18 mil galinhas. A Granja Palomas possui um galpão de recria com capacidade de 6 mil pintos que são comprados com poucos dias de vida e em seguida introduzidos no sistema de produção. “Nós desenvolvemos a nossa galinha porque acompanhamos toda a sua fase de crescimento. Hoje nos galpões de produção nós temos 4 lotes de 4.500 animais produzindo diariamente. Tudo é feito aqui, a nossa ração por exemplo é produzida diariamente então a gente consegue ter um produto de melhor qualidade.

Casa do Ovo

Depois que as galinhas colocam os ovos eles são colhidos e levados em caixas para a “Casa do Ovo” onde duas funcionárias realizam a limpeza, escovação e classificação do produto. Um processo bastante demorado e trabalhoso que está prestes a ser melhorado com a compra de um maquinário que deverá agilizar todo o processo.

Comercialização 

É dentro da “Casa do Ovo” que o produto é colocado nas bandejas e fica pronto para ser transportado. “Nós optamos por um estojo transparente assim para o cliente enxergar melhor o nosso produto. Nós devemos estar produzindo hoje cerca de 12 mil ovos por dia para abastecer o comercio local. Esse é um grande diferencial porque é um produto fresco que o cliente está adquirindo.
O Empresário destaca que a Granja Palomas está crescendo graças ao trabalho e comprometimento de todos os colaboradores e que em breve a empresa terá que expandir a sua área de produção para atender a demanda crescente pelo produto. Gerando assim mais emprego e renda para o nosso munícipio.

Por: Matias Moura – [email protected]

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por