qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Escola Celina produzirá filme sobre vida e história de Celina Vares Albornoz

Alunos do 9º ano integrantes do projeto com a professora Marta Pujol(Foto: Mascelo Pinto/AP)

A ideia faz parte do Festival Estudantil Binacional de Audiovisual que perdura há 6 anos com turma diferentes

A Escola Celina Vares Albornoz realiza há seis anos o Festival Estudantil Binacional de Audiovisual que tem como objetivo promover o intercâmbio entre as escolas na área do audiovisual e incentivar os alunos a usar o celular de forma racional para trabalhar, além de verem que há uma dimensão maior não sendo apenas selfie e redes sociais.
“Neste ano a oficina escolhida foi a de cinema. Todos os anos é escolhido uma turma, neste foi a do 9º. Mas todas as escolas podem enviar vídeos para trocar experiências”, diz Marta Pujol, professora.
De acordo com a proposta, os alunos irão produzir um filme sobre a vida de Celina Vares Albornoz, que deu nome à Escola. Além de doar o terreno para construção do colégio há 63 anos. A ideia é que o material fique como registro para as gerações posteriores.
O filme que será produzido é uma parceria com o Núcleo de Audiovisual Santanense e a Linha Imaginária Projetos Audiovisuais, que estão ensinando os alunos para que possam a partir desta capacitação realizar o filme. Estão tendo todo um trabalho como é a origem da produção, como se utiliza as mídias voltadas para o cinema, oficina de roteiro e edição para esse trabalho.
“Desde que eu comecei a fazer essa oficina tive mais conhecimento sobre a Escola. Eu acho isso muito importante porque eu vou saber sobre o local que eu estou estudando”, comenta Felipe Ramos, aluno.
“O projeto é que nós vamos fazer um vídeo sobre a história da Celina, do começo da Escola. A importância do projeto como aluna é que terei mais conhecimento sobre a escola desde o seu início”, relata Veronica Oliveira, aluna.

Alunos do 9º ano integrantes do projeto com a professora Marta Pujol(Foto: Mascelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por