qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Uergs promove amanhã debate sobre Território, Territorialidade e Desenvolvimento no Bioma Pampa

A Unidade da Uergs em Santana do Livramento sediará a segunda edição do Colóquio Franco-Brasileiro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGas) da Uergs, que este ano abordará o tema “Território, Territorialidade e Desenvolvimento no Bioma Pampa”. O evento ocorrerá no dia 17 de agosto, no salão Nobre da Prefeitura Municipal, e contará com a presença de pesquisadores da Université Le Mans, na França.

A primeira palestra será ministrada pelo professor Frederic Fortunel, da Le Mans, que falará sobre a qualidade dos produtos da territorialização no Bioma Pampa do Rio Grande do Sul. Em seguida, o engenheiro agrônomo e coordenador da Emater/Ascar-RS, Leonardo Guimarães, falará sobre as alternativas e experiências de sustentabilidade no Bioma Pampa em face do avanço do agronegócio da soja.

“O evento tem como objetivo promover o debate em torno das mudanças produtivas e socioeconômicas no Pampa Gaúcho, com vistas à geração de conhecimentos e trocas de experiências que permitam reunir elementos que sejam vetores de promoção, valorização e fortalecimento de estratégias de desenvolvimento aliadas à conservação do Pampa”, destaca o professor Márcio Neske, um dos organizadores do evento.

A programação tem início às 19h e é voltada a estudantes, agricultores, agentes públicos, técnicos, membros e representantes de cooperativas, sindicatos rurais e associações de produtores.

 

Serviço:

 

2º Colóquio Franco-Brasileiro

 

Tema: Território, Territorialidade e Desenvolvimento no Bioma Pampa

 

Data: 17 de agosto, sexta-feira

 

Hora: 19h

 

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Rua Rivadávia Corrêa, 858, Centro de Santana do Livramento)

 

Inscrições: às 18h, no local do evento

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con