seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Filme A Palestina Brasileira é apresentado na 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em São Paulo

Produções retratam a realidade da imigração árabe para o Brasil

O filme A Palestina brasileira foi apresentado, nessa semana, na 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Sesc, Ministério da Cultura e Centro Cultural Banco do Brasil, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. O evento se estende até o dia 27 e, além do filme produzido também em Livramento, serão apresentadas no evento outras 22 produções – 8 inéditas – que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabe.
Com ingressos a preços populares, os filmes estão sendo exibidos no CineSesc e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP), além de contar com parceria com a Aliança Francesa para exibições e eventos. A Mostra também conta com apoio cultural da FAMBRAS, do Instituto do Sono e da Unifesp, por meio da Cátedra Edward Said e do Proec, além do apoio cultural do Cine Fértil (Argentina), do Consulado Geral da França em São Paulo, da Cinemateca Francesa e do Institut Français.
Esta edição da Mostra tem como um dos objetivos salientar o reconhecimento cultural entre Brasil, América Latina e Mundo Árabe, criando um enlace de culturas, trajetórias e histórias. Durante o evento, estarão os diretores do mundo árabe, que irão dialogar com o público presente em sessões seguidas de debates, além de uma edição especial do CinéClub. Entre os convidados especiais estão os argentinos Fernando Romanazzo e Cristian Pirovano (“Yallah! Yallah!”) e Atef Ben Bouzid (“Cairo Jazz Man – o Ritmo de uma Megacidade”). Além dos estrangeiros, o brasileiro Omar Barros Filho, diretor do filme “A Palestina Brasileira” também estará presente. “O evento mostra a importância do diálogo entre a América Latina e o mundo árabe. O filme A Palestina Brasileira surge com destaque na programação da Mostra, isso revela o peso da comunidade palestina hoje aqui no Brasil”, disse ele.
O filme A Palestina Brasileira foca nas memórias e vivências de famílias palestinas que deixaram a Palestina a partir da fundação do Estado de Israel, em 1948, e vieram para o Brasil em busca de melhores tempos. Até o momento a produção foi apresentada em diferentes sessões especiais em Livramento, Quaraí, Bagé, Pelotas e Chuí – que são as cidades gaúchas que abrigam a maior parte da comunidade palestina no Estado.
Neste ano, o evento, consolidado no calendário cultural da cidade de São Paulo, reafirma sua importância na divulgação do cinema dos países árabes no Brasil, evidenciando realidades. Apesar das condições de divulgação e distribuição dos filmes árabes contemporâneos terem melhorado mundialmente nas últimas décadas, no Brasil ainda é pequena, sendo raras as oportunidades de contato com essa cinematografia.
A Mostra Mundo Árabe de Cinema surgiu em 2005, logo após a criação do Instituto da Cultura Árabe, em 2004, como uma entidade laica e sem fins lucrativos.
O objetivo da Mostra Mundo Árabe de Cinema sempre foi (e continua sendo) o de apresentar ao público brasileiro a cinematografia dos países árabe e de temática árabe, contribuindo para desfazer os estereótipos e retratando a realidade dos países árabes.

Por: [email protected]

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do