qua, 19 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Internado há 22 dias na capital, Paixão Côrtes precisa de doações de sangue

Familiares do folclorista e historiador Paixão Côrtes, de 91 anos, pedem doações de sangue, de qualquer tipo, depois que ele teve de se submeter a uma cirurgia no Hospital Ernesto Dorneles, em Porto Alegre. Côrtes permanece internado na CTI da casa de saúde desde 18 de julho, quando sofreu uma queda e fraturou o fêmur.

Doadores devem procurar o Laboratório Marques Pereira, que fica na rua Vasco da Gama 84, no bairro Bom Fim em Porto Alegre. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e atende pelo telefone 3312.4894. É preciso informar o nome completo do paciente: João Carlos Paixão Côrtes, e indicar o Ernesto Dorneles para efetivar a doação.Cinco anos atrás, Paixão Côrtes ficou cerca de quatro meses internado, na mesma casa de saúde, devido a um quadro de diverticulite.

Compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha, Côrtes é natural de Santana do Livramento. Junto com Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, fundou o Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) no Rio Grande do Sul. Em 1948, fundou o CTG 35, em Porto Alegre. Em 1954, serviu de modelo para a estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi instalada na zona Norte da Capital e escolhida, em 1992, símbolo de Porto Alegre.

Fonte Jornal Correio do Povo

Postado por Matias Moura

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do