qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Gabarito do Encceja deve sair até o dia 17

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado ontem (5)

O gabarito das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 17 de agosto. O exame foi aplicado ontem (5) em todo o país. O resultado individual estará disponível a partir de outubro, na página do participante.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino e querem obter certificação de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio. Para obter o certificado, é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame.

No total, 1.695.608 pessoas se inscreveram para o Encceja, sendo 356.326 para conquistar o certificado do Ensino Fundamental e 1.339.282 em busca do certificado do Ensino Médio. Ainda nesta segunda-feira (6), o Inep deve divulgar um balanço com o número de presentes e de abstenções nas provas.

Além de provas de Português, História, Geografia, Matemática, Artes e Educação Física, os estudantes fizeram uma redação. Para o Ensino Fundamental, o tema foi “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” e, para o Médio, “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.

Moraes e as contradições de um julgamento político

  O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal é a prova cabal de que estamos diante de um processo político, e não jurídico. As falas do ministro Alexandre de Moraes durante a sessão escancaram contradições graves, violações constitucionais e uma tentativa deliberada de sufocar a defesa para impor uma narrativa já escrita. O ministro afirmou que não

Exclusivo: Perícia aponta fraude temporal em relatório da PF que embasou ação de Moraes contra empresários de direita

Exclusivo: Um laudo pericial independente identificou indícios de fraude temporal no relatório da PF usado por Alexandre de Moraes para justificar a operação contra empresários bolsonaristas em 23 de agosto de 2022.   Confira a matéria completa no link abaixo: CLIQUE AQUI   Publicação jornalistica garantida pelo art. 220 da Constituição Federal, cujos preceitos fundamentais foram reconhecidos pelo Supremo Tribunal