qua, 19 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Semana deve começar com sol, frio e grande amplitude térmica no Rio Grande do Sul

Santana do Livramento RS 20/09/2017 - Desfile Farroupilha em Santana do Livramento, em comemoração a Revolução Farroupilha . Foto Marcelo Pinto/APlatéia

A semana deve começar com tempo aberto no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (6), o sol aparece em todas as regiões, com poucas nuvens ao longo do dia. O tempo firme predomina até, pelo menos, a terça-feira (7). Na quarta (8), já deve voltar a chover em praticamente todo o Estado.

Assim como no domingo – que teve temperatura abaixo de zero em Cruz Alta (-0,7°C), na Região Noroeste –, a segunda-feira deve amanhecer com frio em várias cidades gaúchas, sobretudo na região serrana e nas áreas de fronteira com o Uruguai. A mínima pode chegar a 3°C em Caçapava do Sul, na Campanha, e nos municípios de Garibaldi e São Marcos, na Serra. Na maior parte do Estado, a máxima fica em torno de 20°C. A temperatura mais alta do dia é esperada para Iraí, no Norte, onde pode fazer 24°C. Em Sant’Ana do Livramento, pela manhã 7°C e à tarde, máxima de 17°C.

De acordo com a Somar Meteorologia, a segunda-feira também será um dia de amplitude térmica alta, ou seja, com uma diferença grande entre as temperaturas mínima e máxima. As maiores amplitudes devem ocorrer no Norte, na Serra e na Região Central, onde a temperatura pode variar cerca de 15°C entre os períodos da manhã e da tarde.

— Devido à condição de céu claro, a terra perde calor durante a madrugada, mas também absorve bastante durante o dia, por causa do sol. Por isso, a amplitude térmica fica alta. Em Iraí, por exemplo, que deve ter mínima de 8°C e máxima de 24°C, essa variação pode chegar a 16°C — explica o meteorologista da Somar Caio Guerra.

Em Porto Alegre, o domingo foi de sol, com mínima de 10,1°C e máxima de 17,8°C. Na segunda-feira, o tempo firme deve continuar predominando na Capital e a temperatura se mantém praticamente estável em relação ao dia anterior, podendo variar entre 9°C e 19°C.

— Na terça, o tempo segue firme em todo o Rio Grande do Sul. Apenas na quarta é que a chuva retorna, com pancadas de chuva mais fortes e volumosas no norte do Estado — afirma Guerra.

Fonte: GaúchaZH
Foto: Marcelo Pinto/AP

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do