qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Vigilância 24 horas: Executivo estuda notificação às agências bancárias

A informação sobre o projeto do vereador Germano Camacho foi confirmada pelo prefeito Ico Charopen nesta semana

Sancionado em 2016, o projeto de lei, de autoria do vereador Germano Camacho (PTB), que garante a obrigatoriedade das agências bancárias e demais instituição financeira e de credito manterem vigilantes armados em suas agências 24 horas por dia ainda não tem data para ser fiscalizado. A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento ainda está estudando a melhor para notificar os bancos que não estão cumprindo a legislação vigente. Nessa semana, o prefeito Ico Charopen (PDT) confirmou que está buscando, com os seus técnicos, uma forma eficaz de fiscalização.
No ano passado, uma audiência proposta pelos vereadores Germano e Marco Monteiro (REDE), discutiu o assunto, destacado a necessidade de debater o tema por causa das dificuldades enfrentadas pelos usuários, funcionários e demais frequentadores das intuições bancárias. “Até hoje estamos no aguardo da regulamentação da lei por parte do Poder Executivo, fazendo com que os bancos cumpram a lei municipal”, disse o vereador Germano.
O parlamentar, inclusive, contou que esteve reunido, no início deste ano com o prefeito, que solicitou que fossem alinhadas as informações com o procurador do Município. “Estamos no aguardo para que a Prefeitura fiscalize essa lei que já está vigente há dois anos e não é cumprida”, afirmou.
O objetivo do parlamentar é evitar o número de ataques a agências bancárias, como já é corriqueiro nas cidades gaúchas. “Queremos aumentar a segurança daqueles que, diariamente, precisam utilizar os serviços”, complementou Germano.
Por telefone, o prefeito Ico confirmou que já houve um contato com o vereador Germano no sentido de dar a devida fiscalização dos bancos. Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do Palácio Moysés Vianna disse que “a lei está em vigência no município e o Executivo está estudando uma forma para notificar os bancos que não a estão cumprindo, bem como uma forma eficaz de fiscalização”.

Por: [email protected]

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são