qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Vigilância 24 horas: Executivo estuda notificação às agências bancárias

A informação sobre o projeto do vereador Germano Camacho foi confirmada pelo prefeito Ico Charopen nesta semana

Sancionado em 2016, o projeto de lei, de autoria do vereador Germano Camacho (PTB), que garante a obrigatoriedade das agências bancárias e demais instituição financeira e de credito manterem vigilantes armados em suas agências 24 horas por dia ainda não tem data para ser fiscalizado. A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento ainda está estudando a melhor para notificar os bancos que não estão cumprindo a legislação vigente. Nessa semana, o prefeito Ico Charopen (PDT) confirmou que está buscando, com os seus técnicos, uma forma eficaz de fiscalização.
No ano passado, uma audiência proposta pelos vereadores Germano e Marco Monteiro (REDE), discutiu o assunto, destacado a necessidade de debater o tema por causa das dificuldades enfrentadas pelos usuários, funcionários e demais frequentadores das intuições bancárias. “Até hoje estamos no aguardo da regulamentação da lei por parte do Poder Executivo, fazendo com que os bancos cumpram a lei municipal”, disse o vereador Germano.
O parlamentar, inclusive, contou que esteve reunido, no início deste ano com o prefeito, que solicitou que fossem alinhadas as informações com o procurador do Município. “Estamos no aguardo para que a Prefeitura fiscalize essa lei que já está vigente há dois anos e não é cumprida”, afirmou.
O objetivo do parlamentar é evitar o número de ataques a agências bancárias, como já é corriqueiro nas cidades gaúchas. “Queremos aumentar a segurança daqueles que, diariamente, precisam utilizar os serviços”, complementou Germano.
Por telefone, o prefeito Ico confirmou que já houve um contato com o vereador Germano no sentido de dar a devida fiscalização dos bancos. Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do Palácio Moysés Vianna disse que “a lei está em vigência no município e o Executivo está estudando uma forma para notificar os bancos que não a estão cumprindo, bem como uma forma eficaz de fiscalização”.

Por: [email protected]

Roda de capoeira em conjunto com a APAE marca os 202 anos de Livramento

Nesta terça-feira (29), a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou uma roda de capoeira especial em comemoração aos 202 anos de Sant’Ana do Livramento. O evento aconteceu em clima de alegria, respeito e inclusão, reunindo alunos da APAE, capoeiristas e comunidade em geral. A

Sensibilização é o primeiro passo na caminhada da IG do Queijo Colonial da Serra Gaúcha

Com o objetivo de sensibilizar e discutir sobre os potenciais de desenvolvimento de uma Indicação Geográfica (IG) para o Queijo Colonial da Serra Gaúcha, para valorizar ainda mais o patrimônio alimentar deste território, foi realizado um seminário, nesta terça-feira (29/07), em Carlos Barbosa. A IG é uma ferramenta de desenvolvimento do território. Atualmente, o Brasil possui 139 IGs, sendo 16