qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Sem discussão, Câmara aprova criação de Gabinete Ação Social da Primeira-Dama

A matéria não teve muitas discussões no plenário João Goulart (Foto: Divulgação/Ascom)

Projeto, enviado em julho pelo prefeito Ico Charopen, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento aprovou sem discussão e por unanimidade, nessa semana, o projeto de que institui o Gabinete ao Ação Social no Município. A coordenação ficará a cargo da primeira-dama Silvana Harden – atualmente à frente da Secretaria de Turismo – e será considerado como um serviço público sem remuneração.
Contudo, de acordo com o projeto assinado pelo prefeito Ico Charopen (PDT), haverá possibilidade de disponibilização de diárias, que serão idênticas às pagas aos secretários municipais. “A Primeira-Dama, quando formalmente convidada e autorizada a se ausentar do Município para comparecer a encontros, fóruns, seminários e outros eventos oficiais relacionados às atribuições do seu Gabinete, além do transporte fará jus a diárias”, diz na justificativa do documento aprovado no parlamento.
Segundo a justificativa dada por Ico no projeto, o novo Gabinete terá atribuições já desempenhadas pelo Gabinete da Primeira-Dama. “Atualmente, o Gabinete realiza um trabalho de extremo valor para o município, sendo responsável pela ‘lojinha Solidária’, por auxiliar diversas instituições sociais do município e por executar projetos socais que atendem mais de 200 crianças e jovens”, embasou o prefeito.
Ainda de acordo com o projeto aprovado, caso a Primeira-Dama se ausentar das funções sociais que desenvolve, o prefeito poderá nomear um agente público para cumprir com as mesmas funções. “Existe a necessidade de que este trabalho seja desenvolvido mesmo na ausência da Primeira-Dama no município”, sustentou.
Em nota, o prefeito Ico Charopen disse que a instituição do Gabinete Ação Social “não é nada mais do que a formalização de um trabalho que já acontece, que é o Gabinete Ação Solidária”, diz a nota. Segundo o prefeito, na prática, não altera em nada. Além disso, apesar de ser disponibilizada diárias através do novo gabinete, segundo o prefeito lei publicada no Diário Oficial, não haverá acréscimo nos gastos, pois “já estavam no orçamento, que é o do Gabinete do Prefeito”.

A matéria não teve muitas discussões no plenário João Goulart (Foto: Divulgação/Ascom)
O projeto foi encaminhado pelo prefeito Ico
(Foto: Matias Moura/AP)

Por: [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con