seg, 22 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Livramento é alvo de operação de policiais presos por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas

A Polícia Civil cumpriu ordens judiciais em Sant’Ana do Livramento, nesta quarta-feira (1°), na operação Patrinus, que prendeu três policiais civis na Região Metropolitana de Porto Alegre, por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas. A operação foi realizada pela Corregedoria-Geral, por meio da Delegacia de Feitos Especiais, cumpriu nove mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e um de prisão temporária. Dois agentes foram detidos em  Porto Alegre e um em Canoas. A informação é da GauchaZH.

A suspeita de envolvimento dos policiais tem origem em uma investigação do Ministério Público (MP) que desarticulou, neste ano, um esquema de tele-entrega de cocaína em Porto Alegre. Dois dos servidores exerciam suas funções na 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN) e o terceiro trabalhava na 3ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Eles são investigados por corrupção, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

– O trabalho da Corregedoria não é um trabalho fácil, mas tem que ser feito. É duro para nós, para a Polícia, mas demonstra a intenção de combater com bastante rigor os desvios que acontecem também com os nossos servidores. A curto, médio e longo prazo isso vai trazer mais confiança da população – sustentou o corregedor-geral da PC, delegado Marcos Meirelles em entrevista ao portal do Grupo RBS.

A investigação começou no fim de abril. As suspeitas são de recebimento de propina pelos policiais para fazerem “vistas grossas” para o tráfico de drogas em algumas regiões de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Também há suspeita de desvio de drogas apreendidas pela Polícia Civil.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos investigados e de parentes e nas delegacias onde eles trabalhavam. Foram apreendidas armas que não são usadas pela PC, drogas, documentos, computadores e celulares. Os policiais foram levados para o Grupo de Operações Especiais da PC.

Procurado pela Reportagem do Grupo A Plateia, o corregedor-geral da Polícia Civil, disse que amanhã divulgará mais detalhes sobre o caso.

Chama Crioula aquece o coração gaúcho e encerra com casa cheia

“O evento, que celebrou a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul, foi marcado por uma intensa demonstração de devoção e emoção, com público lotando o local e garantindo o sucesso absoluto da edição deste ano.

TCE-RS promove encontro nacional para debater gestão de pessoas no setor público

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) será sede do XV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Porto Alegre. O evento é promovido em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e reunirá representantes de tribunais

Por Charlene de Ávila¹ Néri Perin²: A proibição da venda casada no crédito rural: a tradição brasileira da redundância normativa

Desde a década de 1960, mais precisamente em 1965, quando o crédito rural foi implementado como política pública estratégica para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, o que deveria ser instrumento de fomento à produção transformou-se gradualmente em mecanismo de extorsão institucionalizada — a venda casada praticada pelos bancos para concessão do crédito rural. O crédito rural não é um contrato