seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Mistério na Estação

O título já diz tudo. Pelos trilhos da velha Estação Férrea uma jovem assombrada por seus fantasmas caminha tranquilamente, sem perceber que está sendo observada de longe por um assassino que veste um capote preto e uma máscara aterrorizante. Qual será o desfecho?

Este é o enredo de mais um curta metragem do cineasta Wilson Santanense, que esteve na sua terra natal para gravar mais um trabalho. Natural de Livramento, mas residindo por muitos anos na capital, o cineasta já ganhou vários prêmios com os filmes produzidos de maneira caseira e artesanal contando sempre com a boa vontade de amigos que geralmente são os atores nas  suas tramas. A paixão pelo cinema vem desde pequeno comenta Vilson, hoje com 65 anos de idade.” Para encurtar a história, eu nasci e me criei no cinema internacional, quando tinha 4 anos fui morar perto do seu Hermes. E quando fui interno na Cidade de Meninos nós íamos ao cinema todos os dias. Mas o trabalho de produção de filmes começou mesmo lá em Porto Alegre onde comprei uma câmera para trabalhar com fotografia. Até que um dia um amigo me convidou para fazer cinema. Já fazem 15 anos. Hoje já são mais de 100 filmes produzidos” conta.

Vilson já participou e ganhou vários prêmios em importantes festival de cinema, mas diz que o mais importante é o prazer em contar histórias.” Isso já nasce contigo, não sei explicar. Apenas sentir” diz ele.

Diretor Vilson Santanense e os atores Adriana Santana Pedra e Ivan Melo

Sobre o filme seu próximo filme, o diretor como que sempre foi um fã do gênero terror e suspense e que vários dos seus trabalhos possuem essa temática. A história filmada em Livramento, é semelhante a um dos seus filmes gravado recentemente na Gare de Santa Maria, e ele diz que escolheu como cenário a Estação Férrea pela sua arquitetura e pelos prédios antigos que rodeiam o lugar. “Aqui é lugar próprio para isso, e os dias assim nublados ajudam na cor e iluminação. Vai ficar muito bom o resultado” pontua.

Já os atores convidados para estrelar a trama são Adriana Santana Pedra e Ivan Melo. O cineasta Vilson Santanense encerra dizendo que breve o curta metragem está disponível no youtube e nas redes sociais. “Aguardem pelo desfecho dessa história”.

Fotos e texto : Matias Moura

 

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos