Torcedores sairam as ruas na tarde desta sexta-feira em Livramento para ver a seleção brasileira ser desclassificada pela Bélgica e adiar para 2022 o sonho Hexa
Choro uruguaio pela manhã e brasileiro a tarde. Em um dia histórico na fronteira as seleções dos dois países foram eliminados do mundial. Cerca de meia hora antes do jogo da seleção brasileira na tarde de ontem o que se viu foram pessoas entusiasmadas pelas ruas vestindo a tradicional camisa verde amarela. Todos queriam chegar em casa logo para se reunir com os amigos para acompanhar a partida pelas quartas de final.
Aos poucos o Largo Hugolino Andrade foi ficando cheio de torcedores, crianças jovens e velhos com brilho no olhar e esperança no coração em quem sabe ver o seu time se classificar para a próxima fase e dar continuidade no sonho de conquistar mais um mundial. Por todo o lado bombas estouravam e alguns gritos de “Vamos Brasil” podia se ouvir. Bastou a bola rolar para que o sorriso dos torcedores brasileiros aos poucos fosse substituído por ares de preocupação. Ninguém imaginava que o time de Tite enfrentaria tantas dificuldades no primeiro tempo e sofreria um gol contra ainda cedo na partida.
O gol contra de Fernandinho, após desvio de Kompany, foi o início de uma tarde desastrosa do volante. Pouco depois, ele teve duas chances de fazer falta em Lukaku. Não conseguiu. Paulinho idem. A bola chegou a De Bruyne, que, com um chutaço, não deu chance a Alisson. A Seleção se abalou com a desvantagem de dois gols, inédita com Tite, e, além de não conseguir pressionar, ainda se expôs aos contra-ataques terminou a partida com 2×0 contra no placar.
No segundo tempo , o Brasil voltou com Firmino no lugar de Willian e um novo esquema: 4-4-2, com Gabriel Jesus pela direita. Rapidamente, Douglas Costa entrou em seu lugar. A equipe conseguiu penetrar mais na área belga, mas a bola insistia em cruzá-la sem ser tocada por ninguém até Renato Augusto, que havia substituído Paulinho pouco antes, cabecear com precisão um passe de Coutinho. O mesmo Renato teve chance clara logo depois, mas o chute raspou a trave de Courtois. Coutinho também recebeu de Neymar na área, mas finalizou para fora a última boa oportunidade de empate. Fim de jogo, Brasil eliminado e sonho do hexa adiado para a copa do mundo de 2022.
O sentimento de frustação dos torcedores santanenses era nítido, muitos antes mesmo do fim do jogo começaram a ir embora, inclusive no intervalo do primeiro tempo ainda quando a seleção brasileira perdia por 2×0.
Mais uma vez as duas cidades gêmeas, Livramento e Rivera, e os países hermanos Brasil e Uruguai que possuem tanta semelhança em muitos aspectos, agora possuem mais uma peculiaridade comum: Ambos foram eliminados em uma mesma fase, em um mesmo dia em uma mesma copa do mundo. Coisas do mundo do futebol.

Por: [email protected]