qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

II Conferência Regional de Valorização da Mulher Advogada da OAB/RS Região da Fronteira

Beatriz Peruffo - Presidente estadual da comissão(Foto: Matias Moura/AP)

Evento aconteceu na sede da subseção de Santana do Livramento

Na tarde de sexta-feira (27), aconteceu a II Conferência Regional de Valorização da Mulher Advogada da OAB/RS Região da Fronteira II- Subseção de Santana do Livramento. O evento aconteceu na sede da subseção, localizada na Rua General Câmara n° 1574.
A comissão especial da mulher advogada da CMA da Seccional da OAB/RS com apoio da Subseção da OAB de Santana do Livramento fez o convite às colegas advogadas, professoras, estudantes de Direito, estagiárias, juízas, promotoras e demais profissionais mulheres da área jurídica para participar.
Na oportunidade, esteve presente a Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Beatriz Peruffo, onde discutiu sobre os temas: Campanha de Prevenção e Combate à violência contra mulher, mulher de ordem, apresentação de demandas e sugestões das advogadas, fortalecimento da mulher advogada palestrante e mulheres advogadas em defesa da paz nos estádios.
De acordo com a Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Santana do Livramento, Carolina Normey, a comissão vai além da mulher advogada, uma oportunidade para as mulheres de ordem contribuírem para o despertar das demais mulheres da sociedade que por um motivo ou outro ainda não perceberam sua verdadeira força. A Constituição de 1988, sem dúvida, foi um avanço para a concepção da igualdade entre os gêneros em todos os segmentos, mas também um marco na proteção dos direitos das mulheres.
“Mas ainda tem sido uma luta árdua. A desigualdade existe desde os primórdios e perpassa por um paradigma que legitimava declaradamente a organização familiar como sendo meramente patriarcal, dando sempre preferência e visibilidade ao homem, seja para tomar frente aos negócios da família, como para cuidar dessa em todos os âmbitos. Já avançamos muito nessa luta pela igualdade, porém não se pode parar, pois ainda se tem muito pela frente, principalmente quando falamos de violência contra a mulher, não só a física, mas a mais perigosa e silenciosa que é a violência psicológica”, destaca Carolina.
Vale lembrar que a violência contra a mulher não escolhe classe social, porém quando a mulher se empodera, trabalha, sabe do seu valor, dificilmente aceita essa violência, ou pelo menos a reconhece e tenta sair da situação.
“Entendo que nós mulheres de Ordem temos o dever de ajudar as de classe social mais baixa, com menos instrução. E é esse o objetivo desse evento, discutir a realidade de Santana do Livramento, buscando despertar em nós mulheres o entendimento de que podemos o que quisermos, sozinhas ou bem acompanhadas, nunca na obrigação de estar com alguém ou em alguma situação”, finaliza a advogada, militante, Carolina.

Beatriz Peruffo – Presidente estadual da comissão(Foto: Matias Moura/AP)

Por: Lauren Tindade – [email protected]

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por