ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Banda santanense RDSan revive rock da Fronteira dos anos 80/90

A banda lançou um EP no início deste ano com trabalhos autorais e clássicos que embalaram Livramento e Rivera

No final dos anos 80 e início dos anos 90, o Rock Gaúcho chegava ao auge de popularidade nacional, puxado pelo sucesso de bandas como Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, Garotos da Rua, Cascavelletes, TNT. O Rio Grande do Sul ditava a música no Brasil, neste mesmo período Sant’Ana do Livramento também teve a sua explosão de bandas de rock, desde os ícones dos Alfarrábios, passando por Soda Caústica, Dogma, Decreto Lei, Savah, Última Hora e Risco de Vida. Poucos registros ficaram desta época efervescente na juventude santanense mas, passados 25 anos do surgimento de bandas, a banda Risco de Vida, retomou suas atividades, mudando o seu nome para Rock de Santana. Uma clara homenagem a sua cidade de origem e a lembrança dos seus membros originais, os primos Nilson Renato e Emerson Fabiano, guitarra e baixo respectivamente, com os amigos Fabiano Laroca, teclados e Giovani Daunis, bateria, reiniciaram os ensaios e apresentações.
Neste renascimento, fruto de um encontro dos membros Emerson, Fabiano e Fabiano Laroca em um histórico show dos Rolling Stones na capital gaúcha, soma-se ao grupo mais um santanense, Emerson “Animal” Braz. A banda retomou as atividades em Porto Alegre e, enfim, trouxe a registro um disco com seis canções que caracterizam o som feito naquele final de anos 80 e início dos 90.
Para as gravações, no entanto, a banda não pode contar com a participação de Emerson Fabiano, por compromissos profissionais, ingressando em seu lugar o multi-instrumentista Alex Niches, rio-pardense radicado em Canoas. Em 08 de fevereiro deste ano foi lançado nos serviços de streaming o disco Rock de Santana V1, no qual consta a música PRISÃO, cuja composição foi feita nos tempos da banda Risco de Vida, ainda em Livramento. Em março deste ano, o EP em formato físico já estava disponível para todos os que curtem o bom Rock Gaúcho, distribuído pela Tratore (www.tratore.com.br). A banda atualmente encontra-se em estúdio gravando o segundo disco, elevando o nome de Livramento no cenário artístico nacional. Para conhecer o trabalho, acesse o Facebook da Banda: RDSAN.

Por: redacao@jornalaplateia.com

Boletim da Conab traz impactos das fortes chuvas na produção de frutas e hortaliças no Rio Grande do Sul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma avaliação da situação do abastecimento das frutas e hortaliças no Rio Grande do Sul, mostrando as consequências dessas condições extremamente adversas para o plantio, escoamento e comercialização desses produtos. A análise, que conta com informações de entidades representativas do setor, como as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), Ceasa