qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Tudo pronto para imagem de Santa’Ana retornar ao Planalto

Depois de três anos terem se passado, desde que a imagem da padroeira de Santa’Ana do Livramento foi restaurada, finalmente ela irá retornar para seu devido lugar. São 300 quilos de concreto, aço e ferro, e com uma altura de aproximadamente 1m90cm a imagem já está pronta para ser transportada para o santuário no bairro Planalto de onde nunca deveria ter saído. Segundo o escultor Oriovaldo Lencina é um alivio saber que a imagem finalmente será colocada no lugar.

A padroeira que precisou passar por um processo de restauração de 80% depois que vândalos destruíram parte da imagem em 2014, atualmente se encontra no atelier do escultor à espera da remoção que será feita pela prefeitura municipal que está preparando uma procissão em comemoração ao aniversário do município. “Nós estamos esperando ansiosos para que a imagem volte para a capela. Porque aqui ela está sofrendo com a intempérie, então nós esperamos que agora no aniversário da nossa cidade ela possa ser colocada no devido lugar. Foram 8 meses de trabalho até a reconstrução total, quando chegou aqui ela estava bastante danificada e eu precisei praticamente fazer uma imagem nova porque não tinha como remendar” comentou o escultor.

Lencina ainda deixou um recado para a população em geral, mas especialmente para as pessoas que frequentam o santuário do Planalto. “Peço a população que ajude a conservar a imagem. E as pessoas que costumam frequentar aquela área que aproveitem o espaço, mas sem estragar a santa e o santuário” encerrou.

Segundo o cronograma de atividades da prefeitura municipal, a imagem será colocada no santuário no dia 30 de Julho após uma procissão que sairá da Igreja Matriz as 9 horas da manhã, evento que marca o dia do aniversário de fundação do município há 195 anos.

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con