seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Revogação do Estatuto do Desarmamento é tema de audiência pública em Sant’Ana do Livramento

Na noite da última sexta-feira (13), a Câmara Municipal de vereadores de Santana do Livramento sediou mais uma audiência da Frente Parlamentar pelo Direito do Cidadão à Autodefesa da Assembleia Legislativa. Promovida pelo presidente da frente, o deputado estadual Edu Olivera, a audiência buscou oportunizar a população santanense um espaço de debate em torno da segurança pública e da possibilidade de revogação do Estatuto do Desarmamento.
Entre os painelistas, estiveram presentes o Juíz de Dom Pedrito, Luiz Filipe Lemos Almeida, o promotor de justiça Leonardo Giardin e o jovem Pedro Meneguzzi, representante do movimento Armas Pela Vida.
Durante o evento os painelistas, bem como o presidente da frente apresentaram dados estatísticos referentes a segurança pública no Brasil, a fim de por em discussão a eficácia do Estatuto do Desarmamento, vigente no Brasil desde 2003.
Além dos componentes da mesa, a comunidade presente, bem como as autoridades, entre os quais, vereadores, representantes das polícias civil e militar, também puderam fazer uso da palavra, a fim de expor seus anseios e suas opiniões à respeito da temática.
“Esta audiência, e esta Frente, não tem por objetivo discutir ideologias ou interesses de qualquer que seja o movimento, e sim possibilitar ao cidadão do campo e da cidade, que trabalha, que produz e que anseia por segurança pública, que possa se manifestar à respeito do nefasto Estatuto a nós imposto há mais de uma década” garantiu o deputado Edu Olivera, presidente da Frente Parlamentar Pelo Direito do Cidadão à Autodefesa, ao afirmar que as estatísticas são claras e evidenciam que o Estatuto não diminuiu a violência. “Os brasileiros, sobretudo os gaúchos, não foram e não são a favor de desarmar o cidadão de bem. Estamos a mêrce da bandidagem e é preciso urgente devolver ao pai e a mãe de família, ao comerciante, ao produtor rural, o direito de proteger sua vida, seus familiares e suas propriedades”.
FRENTE PARLAMENTAR
A Frente Parlamentar pelo Direito do Cidadão a Autodefesa, instalada na Assembleia Legislativa em agosto de 2017, tem interiorizado o debate em torno da revogação do Estatuto do Desarmamento. Em apoio ao PL 3722/2012 do deputado federal Rogério Peninha (SC), a frente busca conscientizar e pressionar a bancada gaúcha na Camara Federal a debater a respeito do tema.
Assim como Santana do Livramento, diversos outros municípios já foram sedes de audiências da frente ao redor do Estado. Entre eles: Porto Alegre, Bagé, Uruguaiana, Santiago, e tantos outros.
As audiências continuarão a acontecer, tendo Quaraí, também da Fronteira Oeste, como próxima cidade a sediar o debate.
“Continuaremos a debater o assunto. Precisamos pressionar a Camara Federal a debatê-lo tambêm. O Brasil possui números de homícidio comparados aos de guerras civís. O Estado por si só não consegue mais garantir ao cidadão de bem o direito a segurança, sendo assim não pode impedi-lo de outro direito o à autodefesa”, afirma o deputado Edu Olivera.
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do