qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Articulação visa estabelecer pagamentos das perdas do Estado após a Lei Kandir

A reunião aconteceu no gabinete do Governador (Foto: Cidada/AP)

Tema foi tratado nesta semana pelos deputados Frederico Antunes, Edegar Preto e Pedro Simon

Com o objetivo era tratar da mobilização nacional visando o ressarcimento das perdas motivadas pela Lei Kandir ao Rio Grande do Sul, o presidente da Comissão da Lei Kandir na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes participou nessa semana de uma reunião com o governador José Ivo Sartori.
Estavam também os deputados Edegar Preto (PT), Tiago Simon (MDB) e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). Na pauta trataram sobre prejuízo do Estado que chega a cerca de R$ 3,9 bilhões relativos à isenção de ICMS em produtos exportados.
O ingresso da receita é fundamental no enfrentamento da grave crise financeira, em especial a do Rio Grande do Sul. Na audiência ficou acertada uma ampla mobilização nacional para incluir o pagamento dos Estados na pauta de votações do Congresso Nacional até 31 de agosto do projeto que regulamenta o pagamento devido aos Estados exportadores. O prazo foi estabelecido pelo STF. “O movimento encabeçado pela Assembleia gaúcha é fundamental para a pressão junto ao Congresso Nacional visando a votação do PLP estabelece o repasse de recursos da Lei Kandir para Estados e municípios exportadores”, disse Sartori.
Já em Brasília está sendo agendado para os dias 30 e 31 de agosto encontro com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, para incluir o projeto na pauta de votações. Já há um pedido protocolado pelo líder do PT na Câmara Federal, deputado Paulo pimenta solicitando a colocação desse PLP na ordem do dia e votação imediata do projeto. O governador Sartori elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa e se comprometeu a conversar com os demais governadores dos Estados exportadores e com o líder da bancada do MDB na Câmara para agilizar a votação desse projeto.

A reunião aconteceu no gabinete do Governador (Foto: Cidada/AP)

Por: [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con