seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Abertura de novos cursos marca aniversário de 17 anos da Uergs

Em Livramento está situado o 18º campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) celebra 17 anos, nesta terça-feira (10), com a abertura de novos cursos de especialização e para o mestrado profissional em Ambiente e Sustentabilidade. Neste ano, a comunidade acadêmica vai escolher em agosto a terceira gestão eleita da universidade para um mandato de quatro anos (até 2010, os reitores eram indicados pelo governador).

A instituição se prepara para ampliar a oferta de mestrados e já enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, cinco projetos de qualificações que devem ser aprovados até outubro. Hoje, a Uergs oferta os cursos de mestrado profissional em Educação, na unidade em Osório, e em Ambiente e Sustentabilidade, na unidade em São Francisco de Paula, que recebe inscrições em agosto.

O processo eleitoral da Uergs terá três chapas disputando a Reitoria, com posse em novembro. Recentemente, a instituição recebeu novos técnicos em laboratório e professores – do concurso de 2014 – e está realizando concurso para professor auxiliar na área de Libras.

Lançamento do livro “Todos os caminhos levam ao mar”

No dia 26 de junho, às 17h, ocorreu o lançamento do livro “Todos os caminhos levam ao mar” no Palácio do Ministério Público. O romance, finalista do 8º Prêmio Kindle de Literatura, aborda questões sobre o mar, abuso religioso e formação de seitas. Além do lançamento, houve um bate-papo com a autora e Gunter Axt para abordar as principais temáticas

TCE-RS divulga relatório sobre o Programa de Gestão Assistida

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) divulgou, nesta segunda-feira (14), o relatório do Programa de Orientação por Gestão Assistida, iniciativa implementada em resposta à calamidade climática que atingiu o estado em maio de 2024. O documento detalha as ações de apoio técnico prestadas pelo Tribunal a 26 municípios em situação crítica, com o objetivo de promover